
O ilustrador digital para jogos Augusto Quirino, 22, desenha desde os quatro anos. Com 16, passou a mexer com ilustração digital, e hoje trabalha com ilustrações para o jogo “League of Legends”, mais conhecido como “LOL”, da empresa Riot Games.

Augusto Quirino - Foto: Arquivo Pessoal
“Aos 17 anos estava perdido em relação a que área atuar, então fui para São Paulo capital fazer "desenho de animação" na faculdade Belas Artes. Em 2020 acabando o curso de animação que durava 2 anos (curso tecnólogo), estava 100% desiludido com animação e não sabia em que área atuar, foi quando minha mãe entrou em contato com um conhecido de um conhecido dela, e consegui uma visita em um estúdio de jogos mobile brasileiro chamado ‘Wildlife’ onde abriu meus olhos para essa área de arte, para jogos que está em rápida expansão, e entendi que podia levar como trabalho” comenta.
O jogo “League of Legends” é um jogo de estratégia, em que duas equipes de cinco poderosos Campeões se enfrentam para destruir a base uma da outra. Em 2019, o jogo alcançou regularmente o pico de oito milhões de jogadores, e sua popularidade levou a feitios como videoclipes, histórias em quadrinhos, contos e também uma série de televisão animada, Arcane.
Após a experiência no estúdio de jogos, Augusto focou na área e entrou na escola de arte ICS - Escola de Arte e 3D. “Lá o artista Mike Azevedo dá aula, uma das minhas maiores inspirações na época para entrar no ramo de ilustrações para jogos, falei com o diretor da escola e consegui entrar no curso que tem uma fila de espera bem grande”.
Com a pandemia da Covid-19, Augusto retornou a Campo Grande, continuando o curso da ICS virtualmente. “Treinava tantas horas por dia que comecei a gerar tendinite no pulso. Então, com 20 anos tive meu primeiro trabalho internacional e no meio de 2021 comecei a trabalhar com ilustrações para o jogo "League of Legends", um dos jogos mais jogados de todos os tempos”, enfatiza.
CrimeCity Shaco - Ilustração: Augusto Quirino
O ilustrador de jogos relata que é impagável o sentimento de trabalhar com o que gosta. “É algo que sempre fiz e agora sou pago e posso me sustentar com o que era meu hobby”.
Augusto deixa um conselho para quem assim como ele, sempre amou desenhar e pensa em levar isso um dia profissionalmente, assim como para aqueles que já estão exercendo a profissão. “Para quem gosta de desenhar e é novo, brinque e se divirta, entenda porque gosta de arte, e para quem já é mais velho, saiba que a área de arte para jogos é uma área em expansão e basta ter uma qualidade de trabalho boa para entrar no mercado, que não se requisita a um currículo de uma universidade cara. Como conselho para quem já está na área, lembre o que te fez começar a desenhar, quando tudo era mais leve”, finaliza.
Old God - Ilustração: Augusto Quirino
