
Comemorando o bicentenário da independência do Brasil, que foi celebrado no último dia 7, o chef Paulo Machado, numa parceria inédita com o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), desembarcou no Japão para realizar etapa do projeto Brasil em Sabores.

Entre almoços oficiais na residência da embaixada do Brasil em Tokyo destinados a diplomatas, executivos, jornalistas, influencers e chefs de cozinha japoneses, momento para disseminar não só a história e cultura, mas as técnicas e a versatilidade dos ingredientes brasileiros.
“O principal objetivo da viagem é apresentar para os japoneses os ingredientes tradicionais do país, em especial do nosso Mato Grosso do Sul, e as técnicas da cozinha brasileira em toda a sua diversidade”, explica Machado. “É um momento histórico para internacionalizar a cozinha brasileira e mostrar os nossos saberes para todo o mundo", completou.
O menu especialmente preparado pelo chef Paulo Machado em parceria com o seu conterrâneo Lucas Caslu, conta com seis etapas. Além da chipa frita com creme de leite fresco e do chipaguaçu de milho, serão servidos também o caribéu, um ensopado de mandioca com carne seca, a picanha oreada com vinagrete, arroz com perfume de pequi, feijão e farofa, além de mandioca frita com furrundum. Para finalizar, pudim de mandioca, tubérculo versátil utilizado no Brasil com enorme tradição alimentar.
Entenda o projeto - Com o objetivo de discutir a internacionalização da gastronomia brasileira, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) se juntou aos Institutos Capim Santo e Paulo Machado para eleger os cinco primeiros Chefs-Embaixadores, um de cada região do país: Morena Leite (Nordeste), Manu Buffara (Sul), Janaína Rueda (Sudeste), Paulo Machado (Centro-Oeste) e Saulo Jennings (Norte).
Os chefs-embaixadores, por sua vez, escolheram cinco novos cozinheiros como pupilos: Romário Santos (Nordeste), Lucas Correia (Sul), Julia Aguiar (Sudeste), Lucas Caslu (Centro-Oeste) e Ricardo Branches (Norte).
Os pupilos irão realizar ao longo do ano residências gastronômicas em cinco embaixadas, uma em cada continente. Ao final do período de intercâmbio de experiências, os chefs-embaixadores se juntarão aos respectivos pupilos em cada país para atividades de promoção da culinária nacional e dos produtos agroalimentares brasileiros.
Tendo como pilares a diversidade cultural, a criatividade, a sustentabilidade, o afeto e a inclusão social, o projeto Brasil em Sabores tem como objetivo criar conexões e promover a culinária brasileira ao redor do mundo.
Quer sugerir uma pauta ou contar sua história para o Light? Mande a sugestão para o nosso e-mail: redacao.acritica@gmail.com, pelo nosso WhatsApp (67) 9 9974-5440 ou pelo direct de nosso Facebook ou Instagram.
