Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
19 de novembro de 2025 - 17h56
Fiems 46 Anos
GASTRONOMIA

Chef de MS apresenta sabores do Pantanal em eventos na Europa e EUA

Paulo Machado participou de ações em Nova York, Londres e Barcelona levando a culinária regional ao exterior

19 novembro 2025 - 15h10Da Redação
Paulo Machado destaca culinária pantaneira em eventos internacionais e reforça papel do MS na gastronomia global.
Paulo Machado destaca culinária pantaneira em eventos internacionais e reforça papel do MS na gastronomia global. - (Foto: Acervo pessoal)

O chef sul-mato-grossense Paulo Machado acaba de voltar ao Brasil após representar a gastronomia de Mato Grosso do Sul em três eventos internacionais realizados em novembro. A agenda passou por Nova York, Londres e Barcelona, onde ele apresentou pratos típicos do Pantanal, destacou ingredientes regionais e fortaleceu o turismo gastronômico do estado.

Canal WhatsApp

Na capital americana, Machado participou da Visit Brasil Gallery, que teve o Pantanal como tema. Ele conduziu dois cooking shows com pratos regionais como o macarrão de comitiva e um drink de tereré, reforçando a identidade cultural da culinária de MS.

Em Londres, integrou a programação da World Travel Market, maior feira de turismo do mundo. Além de preparar receitas como ceviche pantaneiro com chips de banana-da-terra e chipa com doce de leite, apresentou o projeto Brasil Food Safaris, que conecta gastronomia e turismo regional.

Chef de MS leva sabores do Pantanal para eventos internacionais e destaca o estado no turismo gastronômico - (Foto: Acervo pessoal)

Já em Barcelona, foi palestrante no Science & Cooking World Congress, onde abordou o uso de frutas dos biomas brasileiros ao lado da pesquisadora Denise Rohnelt. O evento reuniu representantes de 22 países e resultou em um documento que será levado à COP 30.

“Eu sinto que a gastronomia de Mato Grosso do Sul está cada vez mais forte e consolidada para o público brasileiro e internacional. As pessoas passaram a entender nossa gastronomia como uma cozinha única ligada aos movimentos do Pantanal, como a comitiva, as fazendas, o turismo rural, e toda essa parte ligada à culinária caipira, que o Brasil tem em vários lugares, mas a cozinha pantaneira tem suas especificidades. Então, levar isso para eventos internacionais de grande porte é, mais uma vez, trabalhar pela consolidação dessa gastronomia, que eu carrego para os quatro cantos do mundo com o maior orgulho”, avalia Machado.

Mais informações sobre os projetos estão disponíveis nos perfis: @chefpaulomachado | @institutopaulomachado | @foodsafaris

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas