
Para ajudar nos preparativos da festa de Santo Antônio de 2022, a engenheira civil, Tayane Tosta, 31, se propôs a entrar para o grupo de confeiteiras do tradicional Bolo de Santo Antônio. Namorando há nove anos, Tayane viu a oportunidade para arranjar seu casamento.

"Eu frequentava a missa mas não fazia parte da comunidade de confeiteiras, então o padre que estava pregando anunciou que a paróquia iria começar os preparativos para o festival do bolo. Falei com meu namorado que iríamos participar e se não fosse naquele ano, o casamento não viria mais", relembra.
A engenheira civil, Tayane Tosta - (Foto: Gustavo Grance)
Tayane que havia feito um pedido especial para Santo Antônio teve suas preces atendidas. Comprou três bolos de pote e em dois deles tinha a tão esperada aliança. "Fechei os olhos e pedi para que o Santo ajudasse para que meu casamento saísse do papel, ou cada um poderia seguir a sua vida separados... Não deu outra, na semana que achei as alianças já fui pedida em casamento", relata.
A engenheira que na sua primeira participação ganhou sua benção do santo casamenteiro, fez sua cerimônia de casamento na Paróquia Santo Antônio no mesmo ano, onde até hoje é voluntária do festival do Bolo de Santo Antônio.
"No dia que achei as alianças as pessoas falavam que minha amizade com Santo Antônio é muito boa e é verdade. No mesmo ano me casei, fui completamente integrada na comunidade e os paroquianos se tornaram minha segunda família. Hoje sou confeiteira da paróquia como forma de gratidão e demonstração de fé", comemora.
Tayane encontrou duas alianças no primeiro ano que comprou o Bolo de Santo Antônio - (Foto: Gustavo Grance)
Bolo de Santo Antônio 2024 - Na terça-feira (21) aconteceu a primeira testagem de forno e ingredientes para o Bolo de Santo Antônio desse ano, e quem está coordenando a equipe que prepara todo o processo é a confeiteira, Fernanda Côrrea, 51.
"O sabor é uma tradição e nunca muda, a massa de pão de ló, creme de confeiteiro, creme de chocolate, calda e chantilly. Estamos revendo cada passo do preparo e também da montagem e dando as primeiras coordenadas para a equipe que conta com mais de 100 voluntárias. Tudo precisa estar perfeito para o dia da entrega".
A confeiteira, Fernanda Côrrea, 51, ao lado da imagem de Santo Antônio - (Foto: Gustavo Grance)
A preparação para o bolo irá começar no quinto dia do mês que vem e a entrega acontece no dia 13, e nesses quase dez dias é necessário uma super equipe que é dividida em turnos começando às 7h e finalizada às 22h.
"O Bolo de Santo Antônio é feito desde 2002, porém, a paróquia começou a usar os potes há apenas três anos por achar mais higiênico e mais fácil de ser armazenado também. Antes era um super bolo de 25 metros, mas mesmo com a mudança, o que continua trazendo as pessoas para este evento tão tradicional é a fé no nosso Santo Antônio".
O diferencial do Bolo de Santo Antônio são as duas mil alianças que são distribuídas nos 15 mil potes. Quem der a sorte de achar um desses anéis, será abençoado pelo santo casamenteiro para poder se casar.
Confeiteiras fazendo testes para o Bolo de Santo Antônio - (Foto: Gustavo Grance)
"Quem coloca a aliança é somente o padre e nem nós confeiteiras podemos saber quais são os potes que são sorteados. Serão duas mil alianças, então quem compra já fica com a expectativa de achar a aliança e deixar o restante do trabalho com Santo Antônio". Todo o valor arrecadado com as vendas dos bolos de pote serão usados para custear manutenções e serviços dentro da Paróquia Santo Antônio
Serviço
Preço: R$10
Local de compra e retirada do bolo: Catedral Nossa Senhora da Abadia
Dia de vendas: A partir do dia 5
Dia da retirada: A partir do dia 13
