sebrae
PROJETO SOCIAL

Associação Flor de Cerejeira usa judô no desenvolvimento de crianças com autismo

Projeto começou após o Sensei Romeu usar o judô no desenvolvimento do filho autista

1 março 2023 - 14h30Iury de Oliveira
Sensei Romeu da aula para as crianças do projeto
Sensei Romeu da aula para as crianças do projeto - (Foto: Divulgação)

Projeto iniciado em abril de 2018, a Associação Flor de Cerejeira oferece aulas de judô de graça para crianças e jovens do espectro autista, alem de outras síndromes e em situação de vulnerabilidade social. A instituição já chegou a atender 95 alunos antes da pandemia e atualmente atende 43 alunos.

Canal WhatsApp

O projeto começou após o Sensei Romeu Saravy Chita Júnior ter um filho com espectro autista, e que conseguiu através do esporte ajudar no desenvolvimento do pequeno. Romeu conheceu, em 2015, Ana Claudia, sua atual esposa que o incentivou a abrir a instituição e ajuda diariamente a manter o espaço.

Ana contou a reportagem A Crítica que o espaço é bem lúdico o que ajuda no trabalho com as crianças. “Nós tornamos o ambiente bem lúdico, temos o Hulk, o Homem Aranha, o Capitão América, cada um brinca ser um deles. Temos alunos que tem hiperfoco em cachorro e temos dois Golden Retriever para eles brincarem”, conta.

Sensei Romeu Saravy Chita Júnior
Sensei Romeu Saravy Chita Júnior

Segundo Ana, Romeu praticava judô na adolescência, mas acabou parando e voltando aos 35 anos, momento em que decidiu ensinar ao filho. Ele aprendeu dessa forma a treinar crianças dentro do espectro autista e posteriormente aprimorou esse conhecimento com base em pesquisas e estudos existentes.

Entre os alunos do Sensei Romeu está o pequeno Dante de 7 anos. Ele é portador da síndrome do X Frágil, que é uma condição genética e hereditária, responsável por grande número de casos de deficiência intelectual e distúrbios do comportamento. “Meu filho está indo para o terceiro ano lá na associação. Ele desenvolveu muito com o amor, trabalho, dedicação do Romeu e a Ana, e nós vemos isso nas outras crianças e jovens também”, relata o pai Lorenzo. Segundo ele o desenvolvimento ocorre principalmente na parte social, comportamental e física.

Treinamento
Momento do treinamento

Lorenzo conta que conheceu a Associação Flor de Cerejeira vendo uma reportagem na TV diz ser difícil encontrar profissionais que cuidem de crianças especiais. “Como é difícil encontrar profissionais para atender crianças especiais, vimos na associação uma possibilidade de incluir o nosso filho em atividades extracurriculares”, comemora.

Ana conta que a associação é mantida através da ajuda dos pais dos alunos e amigos que contribuem tanto financeiramente, quanto com ajudando em algumas tarefas.

Pelo trabalhado desenvolvido, a associação Flor de Cerejeira foi escolhida pelo Grupo Pereira para receber o troco solidário do primeiro semestre deste ano. De acordo com Ana esse valor será importante para ajudar a estruturar melhor a associação.

Em parceria com a UNIDERP, alunos aprenderam sobre saúde bucal
Em parceria com a UNIDERP, alunos aprenderam sobre saúde bucal

A associação está aberta para desenvolver projetos com empresas e universidade.Recentemente em parceria com a Unigran, alunos de design de interiores pintaram os muros do local com desenhos lúdicos. Outra parceria, desta vez com a Uniderp levou um trabalho focado em saúde bucal aos alunos da associação.

Para participar das aulas, basta entrar em contato com associação e marcar uma aula experimental. “Primeiro temos uma aula experimental, as crianças sempre gostam. Após isso a criança começa realizando aulas individuais para poderem evoluir e então serem incluídos nas turmas”, explica Ana Claudia.

Podem participar das aulas, crianças com mais de 5 anos, idade em que a formação do ossos já está completa. Não existe limite de idade

Serviço - É possível entrar em contato com Associação Flor de Cerejeira para se inscrever para as aulas, ajudar o projeto ou propor um projeto de parceria através do Instagram, ou entrando em contato pelos telefones (67) 99123-1331 e (67) 99162-1004.

Quer sugerir uma pauta ou contar sua história para o Light? Mande a sugestão para o nosso e-mail: redacao.acritica@gmail.com, pelo nosso WhatsApp (67) 9 9974-5440 ou pelo direct de nosso Facebook ou Instagram.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop