
O Aeroporto Internacional de Brasília, no Distrito Federal, é o único brasileiro entre os 10 melhores aeroportos do mundo no ranking internacional AirHelp Score, empresa especializada em direitos dos passageiros aéreos, divulgado nesta terça-feira, 8.

O Aeroporto de Brasília avançou uma posição em relação ao ano passado e ficou em quarto lugar na lista geral, com pontuação final de 8,47, calculada com base nas notas atribuídas para pontualidade dos voos (8,6), opinião do cliente sobre a qualidade do serviço (8,3) e qualidade de alimentação e lojas (8,2).
O Aeroporto Internacional de Belém, no Pará, caiu da 9ª posição em 2024 para a 13ª colocação em 2025. No total, 12 aeroportos brasileiros aparecem na lista dos 100 melhores. Entre eles, estão o Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro (17º), o Aeroporto Internacional de Fortaleza, no Ceará (24º) e o Aeroporto do Galeão, também na capital fluminense (29º).
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o mais movimentado do País, ficou em 61º lugar e é o melhor do Estado de São Paulo. O Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, ficou em 63º e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, ocupa a 73ª posição.
Melhor aeroporto do mundo
O melhor aeroporto do mundo é o Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo, na África do Sul, segundo o ranking da AirHelp, com pontuação final de 8,57. O Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar, ocupa a segunda posição, seguido pelo Aeroporto Internacional Rei Khalid, em Riad, na Arábia Saudita.
O levantamento classificou ao todo 250 aeroportos de 68 países e ouviu mais de 13,5 mil viajantes, de 1º de junho de 2024 a 31 de maio deste ano. Os clientes foram questionados sobre a qualidade dos serviços - como atendimento dos funcionários, tempo de espera, limpeza e acessibilidade - e a qualidade das lojas e dos restaurantes.
A pontuação em relação a pontualidade dos voos foi calculada com base em um banco de dados da AirHelp.
Veja o top 10 do ranking
- Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo, na Cidade do Cabo, na África do Sul
- Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar
- Aeroporto Internacional Rei Khalid, em Riad, na Arábia Saudita
- Aeroporto Internacional de Brasília, no Distrito Federal
- Aeroporto Internacional de Mascate, em Mascate, no Omã
- Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, no Panamá
- Aeroporto Internacional King Shaka, em Durban, na África do Sul
- Aeroporto Internacional de Salt Lake City, em Salt Lake City, nos Estados Unidos
- Aeroporto de Bergen, em Flesland, na Noruega
- Aeroporto Internacional Rei Fahd, em Dammam, na Arábia Saudita
