tjms
RUDEL TRINDADE

"MS está crescendo absurdamente e o Detran está fazendo sua parte"

Em entrevista ao Grupo Feitosa de Comunicação, o diretor-presidente do Detran/MS, falou sobre os trabalhos do órgão no primeiro semestre do ano

24 maio 2023 - 15h25Carlos Ferreira
Rudel Trindade
Rudel Trindade - (Foto: Rafaela Teodoro)

Em entrevista ao Grupo Feitosa de Comunicação de quarta-feira (24), o diretor-presidente do Detran/MS, Rudel Trindade, destacou o trabalho que o órgão vem fazendo no Estado, entre eles, a implementação da CNH MS Social.

Canal WhatsApp

"Inúmeras empresas têm ligado para o Governo do Estado falando que estão precisando de mão de obra. O Estado está crescendo absurdamente e o Detran/MS está fazendo sua parte", explica. Confira a entrevista na íntegra:

A Crítica: Rudel, quando nós noticiamos acidentes de trânsito, notamos que grande parte do casos em que há óbitos envolvem os motociclistas. Qual a principal diferença, por exemplo, dessa campanha no que diz respeito à atenção a esse público?

Rudel Trindade: O motociclista se tornou uma questão seríssima em todo o País. Você vê pelas estatísticas. No caso de São Paulo, têm mortes praticamente todos os dias, os aplicativos trouxeram uma necessidade de atendimento e pressa. É muito comum você ver esses motoqueiros desrespeitando os semáforos. A segurança do motociclista é muito frágil em relação a alguém que esteja em um veículo. Então nós temos trabalhado muito e o Governo do Estado tem atuado no sentido de habilitar esses motoristas. Essa semana aconteceram dois acidentes graves e com uma motociclista não habilitada. Então esse é o empenho do Governo do Estado em CNH Social para que a pessoa tenha habilitação e dirija ou pilote de forma mais consciente, mais segura.

A Crítica: Nas últimas semanas, por exemplo, a Santa Casa vem anunciando uma superlotação, e esses pacientes geralmente são vítimas de acidentes de trânsito... Como a Campanha Maio Amarelo contribui para que tenha uma diminuição nesses índices?

Rudel Trindade: É algo muito grave, porque você deixa de atender pacientes que realmente tem necessidade, pois tem área de traumatologia ocupando praticamente todo o espaço de onde vem as pessoas traumatizadas em acidente de trânsito, motociclistas e atropelamentos. Então, realmente isso é algo histórico. Nós temos uma campanha muito bacana, que atua em várias cidades, em parceria com Polícia Militar, com o Batalhão de Trânsito e guardas. Nós trabalhamos muito, porque a maior gravidade dos acidentes vem junto com a ingestão de bebida. Então, quando você pega o número de vítimas fatais, 50% do número dos óbitos ocorrem à noite e sempre com a presença de bebida.


O diretor-presidente do Detran/MS, Rudel Trindade

A Crítica: Vocês notaram uma diferença no índice de acidentes de trânsito no período pandêmico ou isso não foi tão refletido como foi esperado?

Rudel Trindade: Houve sim uma queda muito grande, pois teve menos movimento. As pessoas naquela ocasião ficavam muito preocupada com a questão da bebida. Achavam que a bebida poderia ocasionar um agravamento do convívio. Então houve uma retração no período de bares e restaurantes fechados. A gente esperava um comportamento melhor pós-pandemia, quando está acontecendo exatamente o contrário. As pessoas estão sentindo essa necessidade de “viver mais”, “aproveitar a vida” após esse período obscuro.

Eu fui professor da universidade muitos anos, e eu falava muito isso, sobre as pessoas pegarem carona com alguém alcoolizado. Por favor, não pegue... A vítima fatal acaba sendo você e não o condutor.

A Crítica: Trocando de assunto, vamos falar sobre a CNH MS Social. Existe a previsão de prorrogar e aumentar o número de beneficiários?

Rudel Trindade: No começo demorou para que as pessoas que foram beneficiadas, pudessem entender um pouco melhor a CNH, tanto que levamos um susto, mas agora está nos dando um enorme prazer. Inclusive, o governador entregou há pouco tempo atrás a primeira CNH Social em Campo Grande a uma professora de aproximadamente 30 anos. Agora em, Anastácio, nós tivemos também a primeira habilitação para uma mãe solo, entendeu? Muito bacana isso. Vai dando qualidade de vida e a pessoa vai poder transportar seu filho para a escola com segurança. Tudo isso tem dois pontos que vale a pena trazer aqui: o primeiro é o mercado de trabalho que está ávido por mão de obra. As pessoas precisam ser habilitadas. Por exemplo, na área de caminhoneiros, o governo acabou de lançar o Voucher do Transportador, com um investimento de R$ 5 milhões para que a gente nesse primeiro momento, forneça a mudança de categoria B e C para D e E. Inúmeras empresas têm ligado para o Governo do Estado falando que estão precisando de mão de obra. O Estado está crescendo absurdamente e o Detran/MS está fazendo sua parte.

A Crítica: Existe a previsão de um novo edital para a inclusão de outros beneficiários no CNH MS Social?

Rudel Trindade: Tem que haver esse edital sim. Primeiro, pelo sucesso do programa, o governo entendeu isso. Você vai investir em infraestrutura, saúde, escola... Mas você tem que ver o social também. O que nós estamos propondo? Fazendo um estudo para levar ao governador a análise neste segundo semestre da CNH Social exclusiva para motociclistas. Eu acho que resolve o problema do mercado de trabalho, e por consequência, vamos ver uma queda no índice de acidentes de trânsito.

A Crítica: Como está hoje a proximidade do Detran/MS nos 79 municípios do Estado?

Rudel Trindade: Temos agências em todos os municípios. Só em Dourados nós temos três grandes agências e agências belíssimas, fazendo com que nós investíssemos cada vez mais. Em Maracaju, por exemplo, a nossa agência está passando por reformas. E quando falamos de obras, é uma reforma em tudo mesmo, levando mais qualidade, rapidez e eficiência ao o cidadão. O motorista já está pagando a taxa do Detran e é por isso que ele deve ser tratado da melhor forma possível. Mais vale a pena levar em consideração a digitalização que coloca o Detran/MS em um patamar incrível.


Rudel Trindade falou sobre os trabalhos do Detran/MS no Giro Estadual de Notícias

A Crítica: MS é pioneiro em vários aspectos...

Rudel Trindade: Para você ter ideia, o Detran do Estado foi o primeiro que lançou a emissão da nova CNH do País. Hoje em dia você tem um aplicativo, você não precisa mais ir ao cartório. Você consegue fazer a venda do seu veículo via celular. Agora, nessa semana colocamos na prática um sistema em conjunto com a OAB/MS. Foi criado um processo eletrônico exclusivo para advogados para peticionamentos, recursos, notificações, intimações nos processos administrativos que tratem de cassação e suspensão de CNH.

A Crítica: Vale lembrar também que haverá a reinauguração da agência do Shopping CG...

Rudel Trindade: Isso, no próximo dia 29, vamos reabrir a nossa agência lá no Shopping Campo Grande. Nós bolamos um conceito de atendimento, uma agência totalmente reformulada para atender bem nosso cliente. E além dessa, haverá reforma em outras agências muito em breve.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop