Hoje, às 8h, vai ser inaugurada a horta da Escola Municipal Fauze Scaff Gattass Filho, no Jardim Carioca. O projeto servirá de modelo para outras escolas e entidades que visam o estímulo à produção de verduras, hortaliças e frutas pela comunidade. A horta conta com um viveiro, estufa e irrigação aérea e contou com a participação de mais de mil alunos no processo de sua criação. Haverá, na inauguração, demonstração das oficinas de plantio.
De acordo com a diretora Tania Gomes, os estudantes participam de todos os processos de produção até a colheita. O produto final eles levam para casa. O que sobra fica para o consumo da escola.
“A ideia é levar o aprendizado, com o cultivo para dentro de casa para que as famílias, que tenham espaço no quintal, possam começar a produzir também. Esse projeto chama-se ‘Expansão na comunidade de canteiros vivos’”, explica.
A escola firmou parceria com seis entidades, que fazem oficinas para a reprodução do modelo de horta da escola Fauze, em suas regiões. Participam o Instituto Maná do Céu, com a ONG Recanto da Criança, Comunidade Otávio Pécora, Centro de Convivência do Idoso Elias Lahdo, Ceinf Panorama e o Ceinf Oiti.
“Esse é um trabalho maravilhoso da escola que precisa ser divulgado. O contato com a horta proporciona um aprendizado de muita relevância para jovens, crianças e famílias, que é a capacidade da produção e da autonomia das comunidades”, ressalta Leila Cardoso Machado, secretária municipal de Educação.

