Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
22 de dezembro de 2025 - 16h00
Senar
MOBILIDADE URBANA

Campo Grande inaugura centro integrado que amplia monitoramento do trânsito e da mobilidade

Nova central da Agetran reúne tecnologia de ponta, mais câmeras e respostas rápidas a ocorrências viárias

22 dezembro 2025 - 14h05Douglas Vieira
Novo CCIMU amplia o monitoramento do trânsito e integra sistemas de mobilidade em Campo Grande.
Novo CCIMU amplia o monitoramento do trânsito e integra sistemas de mobilidade em Campo Grande. - Foto: Ana Paula Fernandes / PREFCG

A Prefeitura de Campo Grande inaugurou nesta segunda-feira (22), por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), o novo Centro de Comando e Controle Integrado de Mobilidade Urbana (CCIMU). A estrutura representa um avanço significativo na gestão do trânsito da Capital, ao ampliar a capacidade de monitoramento, integração de sistemas e resposta às ocorrências viárias em tempo real.

Canal WhatsApp

Instalado em um espaço mais amplo e moderno, o CCIMU substitui o antigo Centro de Controle Integrado (CCI) e passa a operar com tecnologia atualizada e maior integração entre serviços que impactam diretamente o deslocamento da população. A cerimônia de inauguração também marcou a entrega de um novo caminhão para manutenção da sinalização semafórica, reforçando as ações operacionais da Agência.

Projetado para garantir mais agilidade no atendimento às demandas do trânsito e do transporte coletivo, o novo centro integra o monitoramento de semáforos, ônibus, caçambas e do cercamento eletrônico, sistema que permite identificar veículos roubados ou furtados e acionar as forças de segurança. A estrutura possibilita ainda o acompanhamento simultâneo das sete regiões urbanas de Campo Grande, ampliando o suporte às forças de segurança pública e a proteção de motoristas, ciclistas e pedestres.

O investimento em tecnologia se reflete na ampliação expressiva do sistema de videomonitoramento. O número de câmeras passou de 20 para 85, com a instalação de 65 novos equipamentos em pontos estratégicos da cidade. A maior parte das câmeras é do tipo OCR, com reconhecimento óptico de caracteres, instaladas principalmente em semáforos. O sistema também conta com câmeras Speed Dome, de longo alcance, posicionadas nas entradas da cidade e em vias de grande fluxo, como Afonso Pena, Zahran, Duque de Caxias, Ceará, Mato Grosso, Júlio de Castilho e Via Park.

Durante a inauguração, a prefeita Adriane Lopes destacou que o novo centro representa um passo importante no planejamento urbano e no futuro da Capital. “Hoje nós estamos entregando para Campo Grande o maior centro de comando e controle integrado de mobilidade do Estado de Mato Grosso do Sul. É o maior e o melhor, porque nós pensamos no futuro da nossa cidade”, afirmou.

Segundo a prefeita, a ampliação do uso da tecnologia contribui diretamente para a segurança viária e a fluidez do trânsito. “As grandes cidades crescem e tornam a mobilidade cada vez mais desafiadora. Aqui, ampliamos o monitoramento, o controle dos semáforos, do transporte coletivo e das caçambas, trabalhando a mobilidade de forma integrada”, completou.

O diretor-presidente da Agetran, Paulo da Silva, ressaltou que a nova central moderniza completamente a gestão do trânsito. “Hoje entregamos um centro de controle de trânsito e mobilidade urbana. Tudo o que havia de antigo foi substituído. Permaneceram apenas os dados. Os equipamentos agora são todos novos e modernos”, explicou.

O diretor-presidente da Agetran, Paulo da Silva

De acordo com ele, o sistema permite respostas mais rápidas às ocorrências. “Se um semáforo parar ou desligar, o aviso chega imediatamente à central. Em muitos casos, a correção pode ser feita de forma remota. Quando isso não é possível, a equipe é acionada rapidamente para atendimento no local”, afirmou.

Atualmente, cerca de 200 conjuntos semafóricos estão sob monitoramento direto do CCIMU. Qualquer falha ou desligamento gera alerta automático, o que reduz o tempo de resposta e melhora a fluidez do tráfego. O transporte coletivo também é acompanhado em tempo real, permitindo identificar atrasos e agilizar o atendimento às demandas registradas pelo telefone 156 e pelo aplicativo Fala Campo Grande.

O sistema ainda possibilita o controle de caçambas e o acompanhamento de situações críticas, como acidentes e alagamentos, especialmente durante períodos de chuva intensa, garantindo maior agilidade no envio das equipes de campo.

Para o gerente de execução operacional da Agetran, Ideu Vilela Rodrigues, a nova estrutura amplia a eficiência do atendimento. “Com o Centro Integrado, a Agetran ganha mais agilidade. As equipes monitoram as câmeras nas sete regiões da cidade e repassam as informações às viaturas operacionais”, destacou. Segundo ele, a atuação rápida contribui diretamente para melhorar o fluxo viário. “Quando há lentidão ou falha em semáforos, conseguimos intervir para dar mais fluidez às vias”, explicou.

O gerente de execução operacional da Agetran, Ideu Vilela Rodrigues

A modernização do CCIMU foi viabilizada como contrapartida do consórcio vencedor da licitação para instalação de radares eletrônicos, cujo contrato é de aproximadamente R$ 47 milhões, sem custo adicional direto para a Agetran. A estrutura funciona com cinco servidores e está integrada a sistemas municipais já existentes, como a rede de fibra óptica.

“O contrato dos radares incluiu todo esse sistema novo. É um investimento que amplia o monitoramento e fortalece a integração com os sistemas de segurança”, detalhou Paulo da Silva.

A nova central também fortalece a atuação conjunta com órgãos como a Guarda Civil Metropolitana, a Defesa Civil e outras secretarias municipais, ampliando a capacidade de resposta a situações que afetam o trânsito e a segurança viária.

Durante o evento, a Prefeitura também entregou um novo caminhão adaptado para manutenção semafórica. Equipado com plataforma elevatória e cabine estendida, o veículo permitirá mais agilidade e segurança nos serviços realizados nas vias da Capital. O investimento foi de R$ 450 mil, com recursos provenientes de multas de trânsito, revertidos em melhorias para a mobilidade urbana.

Para a prefeita Adriane Lopes, o CCIMU simboliza um investimento estratégico na qualidade de vida da população. “Estamos trazendo tecnologia, inovação e mais segurança para as pessoas. Campo Grande cresce todos os dias e precisa de soluções modernas para garantir o direito de ir e vir com qualidade”, afirmou.

Com a entrega do CCIMU, Campo Grande passa a contar com o maior e mais moderno centro integrado de mobilidade urbana de Mato Grosso do Sul, consolidando o compromisso da gestão municipal com um trânsito mais eficiente, seguro e humano.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop