Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
20 de dezembro de 2025 - 18h33
sesi
TRÂNSITO URBANO

Andarilho fecha Ponte Rio-Niterói por uma hora e provoca caos no trânsito

Homem entrou a pé na via, subiu em pórtico e foi resgatado pelos bombeiros

20 dezembro 2025 - 16h30
Trânsito ficou congestionado na Ponte Rio-Niterói após interdição provocada por acesso indevido de pedestre.
Trânsito ficou congestionado na Ponte Rio-Niterói após interdição provocada por acesso indevido de pedestre. - (Foto: Imagem ilustrativa/A Crítica)

A Ponte Rio-Niterói ficou totalmente interditada por cerca de uma hora neste sábado (20) após um andarilho acessar indevidamente a via a pé. O homem chegou a subir em um dos pórticos informativos da ponte, o que exigiu a interrupção completa do tráfego para a atuação das equipes de resgate. Ele foi retirado do local pelo Corpo de Bombeiros.

Canal WhatsApp

Mesmo após a liberação da pista, o reflexo no trânsito continuou intenso ao longo da tarde. O congestionamento se estendeu tanto na própria ponte quanto nas principais vias de acesso na capital fluminense, afetando milhares de motoristas.

Segundo informações da concessionária Ecovias Ponte, responsável pela administração da via, a ocorrência exigiu um protocolo mais complexo por envolver risco à vida. A empresa destacou que, nesse tipo de situação, a prioridade é a preservação da integridade da pessoa envolvida.

A interdição provocou impacto direto no trânsito do Rio de Janeiro. Vias estratégicas que dão acesso à ponte, como Linha Vermelha, Avenida Brasil, Viaduto do Gasômetro, Avenida Francisco Bicalho e Elevado Paulo de Frontin, registraram longos congestionamentos no início da tarde.

Com o acúmulo de veículos, o tempo de travessia da Ponte Rio-Niterói aumentou significativamente. O percurso, que normalmente leva cerca de 13 minutos, chegou a ser feito em até uma hora no sentido Rio logo após a reabertura da via.

Em publicação nas redes sociais, a Ecovias Ponte explicou os motivos da demora para a liberação do tráfego e fez um apelo por empatia diante desse tipo de ocorrência. “Em ocorrências com pedestre na via, a operação se torna mais complexa e nossas equipes atuam de forma integrada para preservar a vida, buscando reduzir os impactos no tráfego. Comentários que desumanizam não contribuem para o cuidado coletivo nem para a saúde mental”, informou a concessionária.

A Ponte Rio-Niterói é uma das principais ligações entre a capital e a Região Metropolitana Leste Fluminense e registra fluxo diário estimado em cerca de 150 mil veículos. Situações de interdição total, mesmo que por curto período, costumam gerar reflexos prolongados no trânsito da cidade.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop