
O Governo de Mato Grosso do Sul iniciou neste segundo semestre a implantação do MS Speaks, uma plataforma educacional voltada ao ensino de inglês para cerca de 83 mil estudantes do Ensino Médio da rede estadual e mais de mil professores de Língua Estrangeira. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado de Educação (SED), combina tecnologia, inovação e inteligência artificial para ampliar a proficiência no idioma.

No início do semestre, alunos e docentes receberam em seus e-mails institucionais o link de acesso à plataforma, que pode ser utilizada gratuitamente em qualquer dispositivo conectado à internet. O sistema permite criar perfis individuais e avançar no aprendizado de acordo com o ritmo e disponibilidade de cada usuário.
“Se trata de uma grande novidade, um investimento novo do Governo de Mato Grosso do Sul. A partir de agora, todos os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino passam a contar com uma plataforma para aprender melhor esse idioma que é tão importante. Uma ação que vai beneficiar cerca de 83 mil estudantes. Além disso, mais de mil professores também vão poder fazer o curso”, destacou o secretário de Educação, Hélio Daher.
O MS Speaks oferece conteúdos que seguem o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), do nível iniciante ao proficiente, além de cursos temáticos como Inglês para Negócios, Inglês Técnico e Inglês para Viajar.
Para os professores, há diferenciais exclusivos:
- aulas ao vivo ilimitadas com docentes nativos, disponíveis 24h;
- práticas de conversação com inteligência artificial;
- acesso a cursos de autoestudo em outros idiomas, como alemão, francês, espanhol, sueco e português.
Formação e suporte
Para garantir o uso eficiente da ferramenta, a SED organizou encontros formativos e produziu um Guia Orientativo para gestores e Professores Coordenadores de Práticas Inovadoras (PCPIs). O objetivo é que toda a rede esteja preparada para aproveitar ao máximo os recursos oferecidos.
A plataforma é fruto de uma parceria entre o Governo de Mato Grosso do Sul e a EF Education, instituição de alcance internacional que já atua em outros estados, como Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.
Segundo o governador Eduardo Riedel, a iniciativa representa um passo estratégico para ampliar as oportunidades educacionais no estado.
“Com essa nova plataforma online, queremos ampliar o conhecimento da nossa juventude e prepará-los para o mundo do trabalho, que está cada vez mais exigente. Nosso objetivo é garantir mais oportunidades, mais espaço e um futuro melhor em um Estado que cresce a cada dia”, afirmou.
