
Toda quinta-feira, um ônibus do Sesi estaciona em algum ponto de Campo Grande para ajudar pessoas com mais de 60 anos a dominar o celular. O projeto "60+: Inclusão Digital para a Melhor Idade" tem atraído idosos em busca de mais autonomia no dia a dia.

As aulas são gratuitas e ensinam desde o básico - como ligar o aparelho e salvar contatos - até como escrever e enviar e-mails, usar aplicativos e se comunicar melhor pelo WhatsApp.
A instrutora Denise Cavalcante conta que muitos participantes entram sem saber nada de tecnologia, mas logo ganham confiança. “Tem aluno que chega sem nunca ter usado o celular e depois já está elaborando currículo, mandando e-mail com anexo. Tudo depende do ritmo e interesse deles”, afirma.
As oficinas acontecem dentro do ônibus-escola, com turmas rotativas, mas quem quiser pode continuar frequentando as aulas semanais. As inscrições são feitas no local, sempre a partir das 13h, e as aulas ocorrem das 14h às 16h.
Nesta quinta-feira (25), o ônibus estará no estacionamento do Fácil Bosque dos Ipês, na Av. Cônsul Assaf Trad, 4.796.
Mudança na rotina - Para muitos, participar do projeto tem sido mais que aprendizado - é uma forma de manter a mente ativa. A aposentada Olinda Marques, de 81 anos, contou que vivia pedindo ajuda ao filho para mexer no celular. “Agora eu venho aqui e aprendo sozinha. É uma alegria”, disse.
Já Vanildo Oliveira, 72, não perde uma aula desde junho. “Hoje em dia tudo é no celular. Aqui a professora tem paciência, explica devagar. A gente aprende de verdade e não precisa ficar dependendo dos outros”, comenta.
O projeto já atendeu mais de 1.100 idosos em Mato Grosso do Sul. Além da capital, também está presente em unidades do interior ligadas ao Sesi.
Próximos locais das oficinas em Campo Grande:
02 e 09 de outubro: Fácil Aero Rancho
16 e 23 de outubro: Fácil Guaicurus
30/10 e 06/11: Bosque dos Ipês
13 e 27 de novembro: Fácil Aero Rancho
04/12: Fácil Guaicurus
