senai
SAÚDE E NUTRIÇÃO

Vegetais e legumes congelados: uma alternativa saudável para a alimentação

Estudo aponta que, mesmo congelados, esses alimentos mantêm muitos nutrientes essenciais para a saúde

24 julho 2025 - 15h15Williams Souza
Vegetais e legumes congelados mantêm nutrientes e podem ser uma opção prática e saudável para o dia a dia.
Vegetais e legumes congelados mantêm nutrientes e podem ser uma opção prática e saudável para o dia a dia. - (Foto: Freepik)

Na hora de escolher ingredientes saudáveis para incluir na alimentação, a praticidade e durabilidade são questões importantes, especialmente quando falamos de vegetais e legumes. Embora o frescor seja valorizado, muitos se perguntam: será que os vegetais congelados ainda conservam os benefícios para a saúde? A resposta é sim, mas com alguns detalhes a serem observados.

Canal WhatsApp

Os vegetais e legumes congelados conservam muitos nutrientes essenciais para o corpo, como vitaminas e minerais. Embora alguns estudos sugiram que há uma perda nutricional durante o processo de congelamento, especialmente de vitamina C e vitaminas do complexo B, a perda não é tão significativa a ponto de prejudicar os benefícios de consumo. E, em alguns casos, esses alimentos congelados podem até manter mais nutrientes do que os frescos, especialmente se os produtos frescos não estiverem em boas condições ao serem comprados.

O paradoxo do frescor

O motivo para isso está no fato de que nem sempre os alimentos frescos estão realmente frescos. Quando compramos vegetais e legumes no mercado, eles podem ter passado dias em prateleiras ou expositores, perdendo parte de seus nutrientes naturais. Já os produtos congelados são embalados e congelados logo após a colheita, mantendo seus compostos benéficos por mais tempo.

Como congelar corretamente

O processo de branqueamento é a técnica recomendada para preservar os nutrientes ao congelar. Ela consiste em submeter os vegetais a um cozimento rápido, seja em água fervente ou vapor, por alguns minutos, seguido de um resfriamento rápido em água gelada. O tempo total de imersão não deve ultrapassar 10 minutos (sendo 5 a 7 minutos em cada fase). Feito isso, o produto pode ser congelado por até um ano sem perder suas propriedades.

Cuidados ao descongelar

Vale lembrar que, ao descongelar, o item deve ser consumido no prazo de até 24 horas e não deve ser recongelado. Além disso, vegetais com alto teor de água, como tomates e folhas verdes, tendem a perder sabor e textura quando congelados. A formação de cristais de gelo nesses alimentos pode danificar sua estrutura, afetando seu valor nutricional e sabor.

Dicas para alimentos frescos

Se você optar por comprar alimentos frescos, escolha sempre os mais tenros. Isso significa que eles não ficaram expostos por muito tempo à luz, calor e umidade, fatores que degradam os nutrientes e podem comprometer a qualidade do produto.

Olho no rótulo

Ao comprar vegetais e legumes já congelados no supermercado, verifique sempre o rótulo. A maioria desses produtos não contém aditivos, mas é sempre bom conferir se não houve adição de sal, açúcar ou conservantes.

No final das contas, tanto os vegetais e legumes frescos quanto os congelados são ótimas opções para melhorar a saúde, desde que você escolha as melhores condições de conservação e manipulação. A diferença pode estar na conveniência e no sabor, mas os benefícios para o corpo continuam os mesmos.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop