
A partir de hoje (2), a vacinação contra a gripe está disponível para pessoas de todas as idades acima de seis meses em várias cidades de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá. A medida combate o aumento dos casos de doenças respiratórias em diversas regiões do Estado.

Em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) anunciou que as doses estarão disponíveis em mais de 70 unidades de saúde distribuídas pela cidade a partir das 14h de hoje. A pasta destaca a importância da vacinação, especialmente após a cidade declarar emergência devido ao alto número de casos graves de síndromes respiratórias.
Até agora, Campo Grande vacinou aproximadamente 66 mil pessoas, o que representa pouco mais de 16% da população-alvo da campanha, estimada em 360 mil pessoas. O município recebeu aproximadamente 225 mil doses da vacina contra a gripe e terá disponível 160 mil doses para atender toda a população.
Dourados também seguirá essa iniciativa, disponibilizando a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde e em campanhas de imunização contra a dengue, embora as vacinas não possam ser aplicadas simultaneamente, conforme orientação federal.
Vacinação contra a Influenza em Dourados - (Foto: Divulgação)
“A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A única exceção é em relação à vacina contra a dengue. Neste caso, é recomendado um intervalo de 24 horas. Então, é possível receber uma vacina em um dia e a outra no dia seguinte”, explica Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sems).
Corumbá também expandiu o acesso ao imunizante para todos os cidadãos maiores de seis meses, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. O horário de atendimento ao público é das 7h às 11h e das 13h às 17h. Na UBS Breno de Medeiros, no bairro Popular Nova, também há atendimento em período noturno, das 18h às 22 horas. Na UBS Nova Corumbá, antiga Lúcia Maria, o atendimento noturno acontece em dias ímpares das 17h às 21h30. Para hoje não há vacinação programada para o Centro de Saúde da Ladeira Dr. Moysés dos Reis Amaral, localizado na ladeira Cunha e Cruz.
Em Três Lagoas, as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USF); para receber o imunizante, basta comparecer à USF de referência do seu bairro, com documento e carteira de vacinação. Quem tomou a vacina da dengue pode receber o imunizante após 24h. Atualmente a cidade possui 27,90% de cobertura, a meta estabelecida pelo Ministério era de 90% do público prioritário. O município conta com 10.910 doses em estoque da vacina.
Vacinação está disponível em Três Lagoas - (Foto: Divulgação)
Os moradores de Mato Grosso do Sul são incentivados a se vacinar o quanto antes, tendo em vista a proteção coletiva e a redução do impacto nas unidades de saúde locais. A vacina deste ano protege contra as cepas Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B, e é considerada segura para coadministração com outras vacinas do calendário nacional, com exceção da vacina contra a dengue, que requer um intervalo de 24 horas entre as doses.
