tjms
RECONHECIMENTO

UTI cardiológica da Cassems é a única de MS com selo nacional de excelência

Hospital Cassems de Campo Grande recebe certificado 'Top Performer' por eficiência e alta taxa de recuperação nas UTIs

18 julho 2025 - 08h10Redação
Hospital Cassems
Hospital Cassems - (Foto: Foto: Messias Ferreira/Cassems)

As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Adulto e Cardiológica, do Hospital Cassems de Campo Grande destacam-se novamente no cenário nacional, ao receberem, nesta quinta-feira (17), o certificado UTI Top Performer. A unidade hospitalar da Cassems em Campo Grande é a única em Mato Grosso do Sul a possuir o certificado UTI Cardiológica Top Performer.

Canal WhatsApp

O reconhecimento é concedido pelo sistema Epimed Monitor, uma ferramenta nacional e internacional de avaliação de qualidade que analisa a performance de UTIs em todo o país.

No Brasil, somente 301 das 2.300 UTIs avaliadas, conquistaram a certificação Top Performer. Em Mato Grosso do Sul, apenas cinco hospitais possuem o reconhecimento e neste grupo estão os Hospitais Cassems de Campo Grande e Corumbá.

A médica cardiologista e responsável técnica pela UTI cardiológica do Hospital Cassems Campo Grande, Carmelita Alencar Vilela, ressalta a importância da certificação.

"É uma satisfação imensa ter uma pontuação que nos coloca no topo da qualidade, pois reflete a constância e o rigor do nosso trabalho diário. Além disso, evidencia o quanto as medidas implementadas no dia a dia visam a qualidade do atendimento, a segurança do paciente, o menor índice de infecção hospitalar e o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Todos esses itens são avaliados pelo Epimed, que é uma ferramenta fundamental para mensurar a efetividade do nosso atendimento"

Entrega dos certificados concedidos pelo sistema Epimed MonitorEntrega dos certificados concedidos pelo sistema Epimed Monitor

A gerente comercial do sistema Epimed Monitor, Patrícia Maia, explica que o certificado Top Performer indica que as UTIs apresentam baixa utilização de recursos e um menor tempo de permanência do paciente, resultando em uma alta taxa de recuperação.

"Quando um paciente entra na UTI e consegue voltar para a família e para suas atividades rotineiras em um período mais curto, isso demonstra que a unidade está gerindo seus recursos de forma eficiente e focando na recuperação do paciente," afirma. Ela enfatiza que "a UTI Cardiológica da Cassems é a única no Mato Grosso do Sul a ser certificada como UTI Cardiológica Top Performer", afirma.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, celebra a conquista da certificação que é considerada o "certificado de ouro", validando a integridade dos dados e a alta performance dos atendimentos na UTI do Hospital Cassems de Campo Grande.

"Ter três UTIs certificadas entre as melhores do país garante a todos os beneficiários uma assistência de qualidade. Isso demonstra nossa preocupação com a excelência na saúde e que seguimos os principais critérios nacionais e mundiais de qualidade assistencial, garantindo segurança na assistência e o uso adequado de nossos recursos", finaliza Ayache.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop