
A campanha Outubro Rosa, conhecida por alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama em mulheres, também se estende ao mundo animal. Em cães e gatos, a doença é mais comum do que se imagina e preocupa médicos veterinários por seu alto índice de ocorrência.
De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), 45% das cadelas e 30% das gatas podem desenvolver tumores mamários, sendo que 5% dos casos felinos são malignos. O estudo ainda mostra que 20% dos diagnósticos ocorrem de forma tardia, o que reduz as chances de tratamento eficaz.
Com o objetivo de alertar tutores e oferecer cuidados preventivos aos pets, a Uniderp realizará uma ação gratuita aberta à comunidade no próximo dia 29 de outubro, das 8h às 11h, na Clínica Veterinária da universidade, em Campo Grande.
Durante a atividade, serão realizados atendimentos clínicos gratuitos para cães e gatos, além de palestras informativas voltadas aos tutores. A médica veterinária Cristiane Knauer, especialista em oncologia, abordará o tema “Oncologia Mamária em cães e gatos: do diagnóstico precoce à abordagem terapêutica”, destacando formas de prevenção, sinais de alerta e avanços no tratamento.
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Uniderp, Dina Regis Recaldes, reforça a relevância da iniciativa:
“O diagnóstico precoce do câncer de mama em animais é fundamental para aumentar as chances de tratamento bem-sucedido e garantir qualidade de vida aos pets. Assim como nos humanos, quanto antes a doença é detectada, maiores são as possibilidades de recuperação.”
Serviço
- Ação: Outubro Rosa Pet – Uniderp
- Data: 29 de outubro de 2025
- Horário: 8h às 11h (atendimento clínico) / 10h (palestra)
- Local: Clínica Veterinária Uniderp – R. Nova Era, 333, bairro Itanhangá Park, Campo Grande

