
A Unimed Campo Grande conquistou a maior nota entre as Unimeds do Centro-Oeste e de Mato Grosso do Sul no mais recente Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No levantamento referente ao ano-base 2024, a cooperativa alcançou nota 0,84, resultado que a coloca entre as operadoras de melhor desempenho do país.
O IDSS é o principal indicador de qualidade da saúde suplementar no Brasil e faz parte do Programa de Qualificação das Operadoras (PQO). O índice avalia anualmente o desempenho das empresas em quatro dimensões principais:
Qualidade da atenção à saúde,
Garantia de acesso,
Sustentabilidade no mercado, incluindo o nível de satisfação dos beneficiários,
Gestão de processos e regulação.
A nota é resultado de uma análise detalhada feita pela ANS, que considera dados de todas as operadoras de planos de saúde do país.
Para o presidente do Conselho de Administração da Unimed Campo Grande, Eduardo Kawano, o bom desempenho reflete uma política de gestão focada na qualidade do atendimento e na eficiência administrativa.
“Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo, com investimentos em qualidade, processos e, principalmente, na experiência dos nossos mais de 120 mil beneficiários. O desempenho mostra que estamos trilhando um caminho sólido e sustentável”, destacou Kawano.
O reconhecimento da ANS também rendeu à cooperativa convite para apresentar um case nacional no evento “Encontro com as Unimeds”, promovido pela 121Labs em parceria com a Faculdade Unimed, no próximo dia 16 de janeiro de 2026.
De acordo com o estudo comparativo realizado para o evento, a Unimed Campo Grande apresentou a maior evolução histórica no IDSS entre mais de 100 cooperativas analisadas em todo o país. O avanço consolidou a unidade sul-mato-grossense como referência nacional em gestão e qualidade assistencial, servindo como modelo para outras cooperativas do Sistema Unimed.

