Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
13 de dezembro de 2025 - 10h54
sesi
SAÚDE EM MS

Mutirão do SUS realiza mais de 700 atendimentos neste fim de semana em MS

Ação faz parte de mobilização nacional que prevê mais de 11 mil cirurgias em todo o país

13 dezembro 2025 - 09h00Carlos Guilherme
Hospitais de MS realizam mais de 700 atendimentos neste fim de semana pelo mutirão do SUS
Hospitais de MS realizam mais de 700 atendimentos neste fim de semana pelo mutirão do SUS - (Foto: Imagem ilustrativa/A Crítica)

Neste sábado (13) e domingo (14), o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza o maior mutirão de cirurgias da sua história. A ação nacional reúne 188 hospitais de todo o Brasil e prevê a realização de 11,5 mil cirurgias em dois dias. No Mato Grosso do Sul, estão programados mais de 700 atendimentos, entre procedimentos cirúrgicos, exames e consultas especializadas.

Canal WhatsApp

A mobilização faz parte do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que busca acelerar o atendimento de pacientes na fila por cirurgias eletivas e consultas com especialistas. O mutirão ocorre simultaneamente em hospitais filantrópicos, Santas Casas, unidades universitárias e hospitais federais.

Os procedimentos contemplam diversas especialidades como ortopedia, urologia, gastroenterologia, cardiologia e cirurgias reparadoras. Além disso, o mutirão também oferece exames como tomografia, ressonância magnética, endoscopia e ultrassonografia.

MS entre os estados atendidos - No Mato Grosso do Sul, hospitais que participam da rede conveniada com o SUS farão parte da força-tarefa, ajudando a reduzir a demanda acumulada por procedimentos. A lista de atendimentos inclui cirurgias como vasectomia, plástica abdominal, hernioplastias e colecistectomia, entre outras.

A ação também envolve unidades da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), vinculada ao Ministério da Educação. No total, 45 hospitais universitários e 9 unidades federais participam da terceira edição do Dia E – Ebserh em Ação, promovendo atendimentos em todos os estados.

De acordo com o governo federal, a meta é superar em 53% o volume de atendimentos da última edição do mutirão, realizada em setembro. Somente a Ebserh deve realizar 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e mais de 40 mil exames em todo o país.

Participam da mobilização hospitais universitários e institutos como o INCA (Câncer), INTO (Traumatologia e Ortopedia), INC (Cardiologia) e outras unidades federais do Rio de Janeiro.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop