Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
27 de outubro de 2025 - 18h22
SAÚDE

Surto atinge ala oncológica do Hospital Santa Rita em Vitória e deixa profissionais internados

Trinta e três funcionários apresentaram sintomas semelhantes à pneumonia; seis seguem internados e causa ainda é investigada

27 outubro 2025 - 14h15Gabriel Damasceno
Surto no Hospital Santa Rita afeta 33 profissionais e interdita ala oncológica; seis estão internados
Surto no Hospital Santa Rita afeta 33 profissionais e interdita ala oncológica; seis estão internados - Foto: Reprodução/TV Gazeta

Um surto intra-hospitalar causou preocupação no Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória (ES), após 33 profissionais de saúde que atuam na ala de internação oncológica apresentarem sintomas respiratórios semelhantes aos da pneumonia. A informação foi confirmada em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (27) por autoridades de saúde do hospital e do Estado.

Canal WhatsApp

Até o momento, seis pessoas seguem internadas, sendo três delas em unidades de terapia intensiva (UTI). Outros 12 colaboradores que passaram pela ala nos últimos dias e apresentaram sinais suspeitos também foram internados para monitoramento preventivo.

Apesar do número de casos, a coordenadora de Controle de Infecção Hospitalar do Santa Rita, a infectologista Carolina Salume, tranquilizou a população. “As contaminações não ocorreram de pessoa para pessoa. Não há risco em frequentar o hospital nem necessidade de uso de máscaras neste momento. O problema ficou restrito à ala de internação onde o surto foi identificado, que, por precaução, está interditada, assim como um centro cirúrgico”, afirmou.

Causa do surto segue em investigação - A origem dos sintomas ainda não foi determinada, e o caso está sendo investigado pela Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa-ES). Diversos exames foram realizados para tentar identificar o agente causador do surto, mas até o momento as hipóteses mais comuns foram descartadas.

“Já investigamos diversos vírus, como o coronavírus e os vírus da influenza A e B, e essas possibilidades foram descartadas”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

Segundo Hoffmann, os exames estão sendo conduzidos pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que analisam amostras em busca de cerca de 300 possíveis patógenos, incluindo bactérias e fungos.

Além disso, as equipes de investigação trabalham com a possibilidade de uma causa ambiental. Amostras de superfícies, água, mobiliário e do sistema de ar-condicionado foram coletadas e seguem em análise.

Atendimentos seguem normalmente - Mesmo com a ala afetada e um centro cirúrgico interditados, o Hospital Santa Rita continua com seu funcionamento regular em outras áreas. Cirurgias, exames e tratamentos oncológicos seguem sendo realizados conforme a agenda da unidade.

A expectativa é de que os primeiros resultados conclusivos sobre a causa do surto sejam divulgados até o fim desta semana.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas