
O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) entregou à população a reforma completa do setor de Nefrologia, responsável pelo atendimento de pacientes que realizam tratamentos renais como hemodiálise e diálise peritoneal. O novo espaço passou por uma reestruturação que custou R$ 2,1 milhões, com recursos de emenda federal e contrapartida do Governo do Estado. A obra foi executada pela Agesul.

O setor ganhou consultórios médicos reformados, área exclusiva para atendimentos de urgência, espaço para treinamento de pacientes que iniciarão diálise peritoneal e um salão mais confortável onde ocorrem as sessões de hemodiálise. A unidade realiza, em média, 600 sessões por mês, todas pelo SUS.
A reforma tem impacto direto na rotina dos pacientes. Débora Regina Batista, de 41 anos, faz hemodiálise no HRMS três vezes por semana. Ela mora em Portugal, mas está temporariamente no Brasil desde julho, quando veio visitar o irmão, que faleceu por conta de um câncer. Pouco tempo depois, ela teve complicações de saúde e passou a precisar do tratamento.
“É uma situação difícil, mas o ambiente aqui ajuda muito. Ficamos quatro horas por dia na sala de hemodiálise, e agora está muito mais agradável. A equipe é carinhosa e atenciosa desde a chegada”, relatou.
Outro paciente, o aposentado Basílio Gomes, de 78 anos, passou três meses fazendo hemodiálise na unidade. Após orientação médica, está iniciando o processo de diálise peritoneal, com apoio e treinamento da equipe.
Aposentado Basílio começa diálise peritoneal
“Fiquei internado por 40 dias, e agora vejo como tudo melhorou. O ambiente está mais amplo e acolhedor. Isso ajuda bastante no nosso dia a dia”, afirmou.
A médica nefrologista Ana Carolina Yonamine Rodrigues Dias, gerente do serviço de Nefrologia do HRMS, afirma que a reforma é mais do que uma obra: “Ela representa um novo propósito. O setor existe para cuidar da vida com dedicação e empatia. Agora, mais moderno, ele reflete o compromisso com um serviço público de qualidade, voltado para histórias reais de superação”.
A médica nefrologista Ana Carolina Yonamine Rodrigues Dias
Atualmente, o setor tem 12 pontos de hemodiálise e atende 10 pacientes em tratamento de diálise peritoneal. A equipe responsável é composta por 34 profissionais, entre médicos, residentes e técnicos de enfermagem.
Para a chefe de enfermagem da linha nefro urológica do HRMS, Andyara Thalissa Forin Paes, a dedicação da equipe fez diferença. “Cada profissional se empenhou com muito amor para transformar o espaço em algo acolhedor e digno para os nossos pacientes.”
A diretora-presidente da Funsau (Fundação Serviços de Saúde), Marielle Alves Corrêa Esgalha, destaca que a reestruturação garante mais dignidade no atendimento. “Essa entrega mostra a preocupação do Estado em oferecer um ambiente adequado tanto para quem busca tratamento quanto para os profissionais que atuam diariamente no cuidado com a vida.”
Com a modernização, o local passa a dispor de consultórios médicos renovados
