3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
AGOSTO

Programa de saúde leva atendimento médico para o campo

Até o momento, o programa já realizou mais de 8 mil procedimentos

5 agosto 2025 - 10h40Da Redação
O Saúde do Homem e da Mulher Rural leva atendimentos gratuitos e prevenção ao câncer a moradores do interior de MS, com destaque para o diagnóstico precoce. Até o final de 2025, serão realizadas 39 edições do programa.
O Saúde do Homem e da Mulher Rural leva atendimentos gratuitos e prevenção ao câncer a moradores do interior de MS, com destaque para o diagnóstico precoce. Até o final de 2025, serão realizadas 39 edições do programa. - (Foto: Divulgação/Famasul)

No mês dedicado ao Dia Nacional da Saúde, o programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, promovido pelo Senar/MS em parceria com Sindicatos Rurais e secretarias municipais de saúde, amplia o acesso de moradores do campo a cuidados especializados. A iniciativa já visitou os municípios de Iguatemi e Aquidauana na primeira quinzena. Na segunda quinzena, os profissionais vão passar por Deodápolis, Bela Vista e Batayporã, oferecendo atendimentos e exames gratuitos.

Canal WhatsApp

Até o momento, o programa já realizou mais de 8 mil procedimentos em 2025, atendendo 5.689 pessoas em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul. Entre os serviços oferecidos estão exames de PSA, exame do toque retal, preventivo, exames oftalmológicos e coleta de biópsia de pele.

Os atendimentos acontecem aos sábados, com a estrutura médica sendo montada nos municípios, com uma equipe composta por especialistas em urologia, ginecologia, oftalmologia, dermatologia, pediatria e clínico geral, com foco na prevenção e orientações sobre saúde.

Agenda de atendimentos do mês de agosto:

16/08 – Deodápolis

23/08 – Bela Vista

30/08 – Batayporã

Além de oferecer serviços preventivos, o programa também identifica casos suspeitos de câncer, contribuindo para o diagnóstico precoce da doença. Neste ano, mais de 236 pacientes foram encaminhados para investigação, ação que pode salvar vidas ao identificar o câncer em estágios iniciais.

O programa também incluiu, em 2025, o procedimento de biópsia de pele, já realizado em 47 pacientes, ajudando na identificação de lesões com potencial cancerígeno. A ação é uma resposta direta ao aumento dos casos de câncer em MS, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), deve registrar mais de 6.700 novos casos em 2023. A detecção precoce, que tem grande impacto nas chances de cura, é uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). As informações são do Sistema Famasul.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas