
Os participantes do Revalida 2025/1 já podem contestar as notas da prova prática de habilidades clínicas. O período para apresentação de recursos começou nesta segunda-feira (22) e seguirá aberto até a próxima sexta-feira (29), exclusivamente pelo Sistema Revalida.

Para entrar com o pedido, o candidato deve acessar a Página do Participante, dentro do sistema, e seguir as instruções disponíveis. O resultado preliminar da segunda etapa foi divulgado no último dia 19 de setembro, também pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Após a análise dos recursos, o resultado definitivo da 2ª etapa será publicado em 31 de outubro, acompanhado do parecer das bancas de especialistas. O documento trará as justificativas para deferimentos ou indeferimentos, mas de forma consolidada, sem respostas individuais.
Objetivo do exame
O Revalida é aplicado duas vezes por ano e busca validar diplomas de medicina obtidos no exterior por brasileiros e estrangeiros que desejam atuar no País. O exame garante que o profissional esteja apto a atender às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), avaliando conhecimentos, habilidades e competências nas áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e saúde coletiva.
O Inep também disponibilizou no sistema o Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) definitivo da prova prática. O documento detalha o que os avaliadores consideram em cada uma das dez estações, incluindo critérios de correção e pontuação das ações esperadas dos candidatos.
