Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
26 de setembro de 2025 - 15h50
tce
EDUCAÇÃO

Prazo para recorrer do Revalida é prorrogado até domingo, 28

Participantes da prova de habilidades clínicas têm até o fim do dia para contestar resultado preliminar no sistema do Inep

26 setembro 2025 - 13h15
Revalida avalia competências clínicas de médicos formados no exterior; prazo de recurso vai até domingo (28).
Revalida avalia competências clínicas de médicos formados no exterior; prazo de recurso vai até domingo (28). - Fernando Frazão/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até este domingo (28) o prazo para apresentação de recursos contra o resultado preliminar da prova prática de habilidades clínicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) 2025/1. Inicialmente, o período se encerraria na sexta-feira (26).

Canal WhatsApp

Para entrar com o recurso, o participante deve acessar o Sistema Revalida, clicar na Página do Participante e seguir as instruções disponíveis. A retificação com a ampliação do prazo foi publicada no Diário Oficial da União.

O resultado final da segunda etapa será divulgado no dia 31 de outubro, com as justificativas das bancas avaliadoras para cada deferimento ou indeferimento. Os pareceres são apresentados em formato coletivo e não individualizado.

O que é o Revalida

Criado para validar diplomas de medicina expedidos por instituições estrangeiras, o Revalida é aplicado em duas edições por ano e dividido em duas etapas. A primeira é composta por prova objetiva e discursiva. Já a segunda avalia, na prática, as habilidades clínicas dos participantes.

O exame busca aferir se os médicos formados no exterior — sejam brasileiros ou estrangeiros — possuem as competências, conhecimentos e habilidades compatíveis com o exercício da profissão no Brasil, especialmente dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

As avaliações são estruturadas de forma interdisciplinar, cobrindo as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina de família e comunidade (saúde coletiva).

Não classifica universidades estrangeiras

É importante destacar que o Revalida não tem como objetivo classificar ou avaliar o desempenho de instituições de ensino superior do exterior, e sim validar a qualificação individual de médicos que desejam atuar legalmente no Brasil.

Próximas etapas

Após o encerramento do prazo de recursos neste domingo, os candidatos devem aguardar a publicação do resultado final em 31 de outubro. A nova edição do Revalida, referente ao segundo semestre de 2025, já está com inscrições abertas para a segunda fase.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop