BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
EDUCAÇÃO

Revalida 2025: Inscrições para segunda etapa começam hoje; taxa é de R$ 4 mil

Prova prática será realizada em julho e avalia habilidades clínicas em cinco áreas da medicina; etapa é obrigatória para revalidar diploma estrangeiro

9 junho 2025 - 12h25
Médicos
Médicos - (Foto: ABrasil)

Inscrições para a segunda fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida 2025) estão abertas a partir desta segunda-feira (9) e seguem até sexta (13). Etapa é voltada aos aprovados na prova teórica realizada em março, além de candidatos de edições anteriores que foram reprovados na fase prática.

Canal WhatsApp

Cadastro deve ser realizado exclusivamente pela Página do Participante, no Sistema Revalida. O valor da taxa de inscrição é de R$ 4.106,09 e deve ser quitado até 15 de junho. No momento da inscrição, o candidato escolhe a cidade onde realizará a prova e pode solicitar atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, conforme previsto em edital.

A segunda fase do exame é composta por uma avaliação de habilidades clínicas, com foco nas principais áreas de atuação médica: clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, e medicina da família e comunidade.

Os candidatos passarão por dez estações práticas divididas em dois dias, com cinco estações por dia. Em cada uma delas, terão até dez minutos para realizar as tarefas exigidas, que envolvem resolução de problemas e simulações de atendimento em diferentes contextos.

Cada estação será avaliada com nota de zero a dez, totalizando pontuação máxima de 100 pontos.

Etapa é obrigatória para revalidação do diploma - O Revalida é exigido de médicos formados no exterior — brasileiros ou estrangeiros — que desejam atuar no Brasil. O exame tem duas fases: uma teórica, já aplicada em março, e outra prática, marcada para julho.

Objetivo da avaliação é garantir que o profissional atenda aos padrões de qualidade exigidos pelo sistema de saúde brasileiro. As diretrizes seguem as normas do curso de medicina e contemplam os atendimentos em contextos de atenção primária, ambulatorial, hospitalar e comunitária.

A relação de cidades disponíveis para a realização da prova prática será exibida diretamente ao candidato no ato da inscrição, no sistema oficial do exame. A etapa final do processo exige também a apresentação da documentação à universidade parceira responsável pela revalidação, caso o participante seja aprovado.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop