
O Conselho Gestor de Parcerias (CGP) aprovou nesta terça-feira (2) o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). O projeto tem como objetivo modernizar e expandir o maior hospital público do estado, com investimentos de R$ 5,6 bilhões ao longo de 30 anos. A aprovação foi publicada na 40ª reunião do CGP no Diário Oficial do Estado.

Após uma consulta pública que gerou 408 manifestações, o projeto foi ajustado com base nas sugestões da sociedade, garantindo mais aderência às expectativas da população. A secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, destacou a importância da aprovação: “Com o refinamento do projeto, garantimos que ele esteja pronto para ser lançado, o que reflete a relevância da proposta para a saúde pública no estado”, afirmou.
HRMS irá ganhar novo bloco para expandir e modernizar o local
O projeto prevê um aumento significativo na capacidade do HRMS, com a ampliação do número de leitos, passando de 354 para 577. Além disso, o hospital passará por uma reforma completa e contará com a construção de novos blocos, melhorando tanto a infraestrutura quanto a eficiência do atendimento.
Um dos principais pontos do projeto é a gestão integrada dos serviços não assistenciais (bata cinza), como limpeza, vigilância, portaria, lavanderia, transporte, entre outros. Além disso, o projeto inclui a aquisição e gestão de insumos hospitalares, trazendo uma gestão integrada e mais eficiente.
Soluções sustentáveis também fazem parte da proposta, como energia fotovoltaica, reuso de água, automação e robotização da farmácia, o que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e sustentabilidade.
Projeto prevê o aumento de 354 para 577 leitos
O desempenho da concessionária será monitorado por indicadores de qualidade e satisfação, que impactarão diretamente na contraprestação mensal. O valor máximo previsto para a contraprestação é de R$ 20 milhões por mês, com possíveis descontos a serem aplicados durante o leilão.
O prazo de execução das obras será de 56 meses, garantindo que os serviços do hospital não sejam interrompidos durante a reforma e ampliação.
Próximos passos - O projeto será ratificado pelo governador do estado e, em seguida, o edital de concorrência pública será publicado. O leilão está previsto para acontecer em dezembro de 2025, dando início à implementação da PPP.
