
Os alunos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em parceria com os cursos de fisioterapia, nutrição, enfermagem, educação física e farmácia, atuam no projeto Bem Gestar, visando um melhor acompanhamento e orientação às gestantes no período gestacional e no puerpério.

Para as interessadas, não há nenhuma restrição quanto a participação no programa. São aceitas mulheres em qualquer período gestacional e idade. O projeto é totalmente gratuito e conta com diversas atividades.
Na área da enfermagem, são oferecidos os serviços de pré-natal, com apoio da UBS Seminário, no qual há a flexibilidade de solicitar e encaminhar exames a serem realizados pelo SUS. Há, também, o projeto mamãe-bebê, com a intenção de contemplar e avivar o amor da mãe com a criança.
No atendimento da fisioterapia, as gestantes passam pelo projeto de fisioterapia aquática, no qual são aplicados o Método de Watsu e a jornada de desbloqueio geral, cuja intenção é aliviar as dores que possam aparecer ao longo do período gestacional.
Quanto às atividades físicas, as participantes do projeto contam com exercícios de solo, auxiliadas por alunos do curso de educação física. Na parte nutricional, são realizadas três etapas: primeiramente são feitos exames nutricionais para que posteriormente seja montado um plano alimentar individualizado. Logo após, é realizada a roda de conversa com o objetivo de acompanhar o ganho de peso da gestante, impedindo a má formação do bebê, bem como os desconfortos que possam surgir ao longo da gestação.
Os estudantes do curso de farmácia atuam com a floral terapia, em parceria com a MS Flores. No projeto, é usado o sistema Acquaa Essência das Águas, fornecido gratuitamente pela farmácia Vide Vida. As participantes do projeto, após uma consulta com a terapeuta, recebem um frasco da essência para que possam utilizar durante a gestação. Além disso, para as interessadas, o projeto também conta pintura no ventre, criando uma arte no corpo da gestante.
Todos os acadêmicos participantes do programa são supervisionados pelos professores coordenadores dos seus respectivos cursos. Os atendimentos estão sendo realizados nas terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas.
Para informações ou dúvidas, entrar em contato com a clínica escola pelo número (67) 3312-3705, ou diretamente com a coordenadora júnior Eduarda Lorenzoni pelo telefone (67) 99636-7641.
