
Começou hoje (3) a campanha de vacinação contra a dengue em Dourados, a 250 km de Campo Grande, marcando um momento histórico como a primeira ação desse tipo no Brasil.

A distribuição das 90 mil doses da vacina Qdenga, já disponíveis na rede privada de saúde, começou às 7h da manhã nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A grande procura pela vacina foi notada desde cedo, especialmente na UBS da Vila Rosa, onde a população, informada pelos meios de comunicação e redes sociais, compareceu em grande número para receber a primeira dose da vacina.
Saiba Mais
- VACINA CONTRA DENGUE
VÍDEO: Mãe de adolescente vitima da dengue é a primeira a receber vacina em Dourados
- IMUNIZAÇÃO
Dourados começa a fazer vacinação em massa contra a dengue nesta quarta-feira
- PIONEIRISMO
Dourados inicia nesta quarta-feira vacinação em massa contra dengue
- INTERIOR
Dourados começa vacinação em massa contra a dengue na próxima semana
Como noticiado mais cedo pelo portal A Crítica, entre os primeiros a serem imunizados, estava Francisleine Costa, mãe de Julio Cesar da Costa, um adolescente que faleceu devido à dengue no ano anterior. Emocionada, Francisleine expressou seu alívio por Dourados ser pioneira na vacinação pública contra a dengue e incentivou a todos a se vacinarem para evitar tragédias semelhantes à que ela vivenciou.
“Meu filho foi enterrado no dia do aniversário por essa fatalidade. Agora a vacina veio e eu estou fazendo campanha para que todos se vacinem para que não passem pela mesma dor que eu. Estou contente por Dourados ser a primeira cidade do Brasil a prestar esse serviço ao público”, disse.
Vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda (Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados)
A campanha também atraiu indivíduos como a psicóloga Amanda Gutierres, 24 anos, que teve dengue anteriormente e buscou a vacinação como forma de prevenção.
“Há um ano e meio eu tive dengue e foi muito difícil, tive sintomas intensos, fortes, fiquei mal perdi muito peso. Então quando soubemos da vacinação, juntamos a família toda e já viemos garantir nossa dose, já está no braço”, disse, satisfeita.
Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sems) em colaboração com o laboratório japonês Takeda, a campanha irá imunizar aproximadamente 150 mil habitantes da cidade, entre 4 e 59 anos, contra a dengue.
Rosália Ferreira dos Santos, coordenadora da UBS, relatou que a procura pela vacina superou as expectativas, com muitas pessoas aguardando a vacinação logo nas primeiras horas. Ela enfatizou que as doses são destinadas exclusivamente para moradores de Dourados, e aqueles com cadastro desatualizado no sistema de saúde deveriam apresentar comprovante de residência e o cartão SUS.
“A vacina chegou por volta das 8h30 da manhã e já tínhamos mais de 20 pessoas na espera, inclusive algumas acima de 60 anos, que, infelizmente, estão fora da faixa etária que é o foco desta ação”. Ela explica que as doses disponíveis são exclusivamente para cidadãos de Dourados. “Quem já mora na cidade há algum tempo e ainda não tem seu cadastro atualizado no sistema de saúde, precisa apresentar comprovante de residência, além de apresentar o cartão SUS”, completa.
