
A Prefeitura de Campo Grande, entregou nesta quarta-feira (20) a obra de reforma e acessibilidade da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Vicente Fragelli, localizada na Vila Cidade Morena. As melhorias, aguardadas há décadas, agora beneficiam mais de 10 mil pessoas assistidas pela unidade.
O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, enfatizou a importância da revitalização, destacando que a renovação da unidade não só cria um ambiente mais confortável para os servidores, mas também melhora diretamente a experiência e o cuidado oferecido aos pacientes. “Estamos comprometidos em construir um futuro melhor para nossa cidade, garantindo acesso a serviços de saúde de excelência”, declarou Benites, agradecendo o apoio da gestão municipal.
A inauguração aconteceu nesta manhã
Lucinéia Brito da Silva, gerente administrativa da USF Cidade Morena, expressou sua satisfação com a reforma, lembrando que a última grande renovação ocorreu há mais de 20 anos. Ela destacou a importância das melhorias para o atendimento ao paciente. Já o mestre de obras Antônio Alves Neto, paciente da unidade, ressaltou que a reforma proporciona mais conforto e valoriza os usuários, oferecendo um ambiente mais adequado para o atendimento.
As melhorias, aguardadas há décadas, agora beneficiam mais de 10 mil pessoas assistidas pela unidade
A unidade passou por uma reforma completa, incluindo a troca da cobertura, forro, janelas, revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias, pisos, revestimentos, portas, janelas, climatização, ventilação, além de pintura interna e externa. O investimento aproximado na reforma e revitalização é de R$ 260 mil.
Atualmente, a USF Cidade Morena conta com duas equipes de saúde da família e uma de saúde bucal, compreendendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, servidores administrativos e um gerente administrativo. A unidade oferece ainda uma equipe multiprofissional na atenção primária, composta por psicólogo, profissional de educação física, fisioterapeuta, fonoaudióloga, ginecologista e pediatra.
Esta reforma faz parte de uma força-tarefa da Prefeitura de Campo Grande para revitalizar as estruturas das unidades de saúde, com várias outras unidades já revitalizadas e mais reformas planejadas. Os investimentos e melhorias para a saúde incluem a reforma de todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros Regionais de Saúde (CRSs), além do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e bases do SAMU. Nos últimos seis anos, onze novas unidades de saúde foram inauguradas, juntamente com três Clínicas da Família, demonstrando o comprometimento da administração municipal em oferecer serviços de saúde de alta qualidade para a população.

