
A partir de agora, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRSs) de Campo Grande estão utilizando o novo Sistema de Gestão de Saúde (SiGS), uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A novidade promete modernizar e unificar a gestão do fluxo de informações nas unidades de saúde, trazendo mais transparência para os atendimentos.

Com o SiGS, os pacientes poderão acompanhar, em tempo real, dados importantes como a média de espera para atendimento médico, a escala dos profissionais de plantão e a disponibilidade de leitos e equipamentos. Isso facilita o acompanhamento do paciente durante sua jornada no serviço de saúde e oferece maior previsibilidade.
População tem acesso em tempo real à média de espera e escala médica na urgência
“A grande vantagem desse sistema é a transparência. O paciente saberá, de forma clara, quanto tempo, em média, terá que aguardar para ser atendido e qual o número de profissionais disponíveis para atendê-lo. Isso traz mais confiança e aproxima ainda mais a população dos serviços de saúde”, explica Rosana Leite, secretária municipal de saúde.
Além de beneficiar os pacientes, o SiGS também é uma ferramenta valiosa para os gestores, que terão acesso a dados atualizados para otimizar o planejamento e a qualidade do atendimento. O sistema inclui funcionalidades como gestão de leitos, monitoramento da classificação de risco e acompanhamento da média de espera.
“Com essas informações em tempo real, os gestores podem tomar decisões rápidas, como o envio de uma equipe móvel para reforçar o atendimento em unidades com maior demanda”, afirma Ana Paula Cangussu, coordenadora da rede de urgência e emergência.
O SiGS pode ser acessado pelo site oficial da Prefeitura de Campo Grande, oferecendo mais agilidade e transparência para a população.
