Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
27 de outubro de 2025 - 21h24
SAÚDE

Policlínica Cone Sul reforça saúde em Dourados com mais de 2,7 mil atendimentos em 1 mês

Nova unidade entregue pelo Governo de MS amplia acesso a consultas e exames especializados na região sul do estado

27 outubro 2025 - 18h00Iury de Oliveira
A Policlínica Cone Sul, em Dourados
A Policlínica Cone Sul, em Dourados - (Foto: Saul Schramm/Secom)

O Governo de Mato Grosso do Sul entregou oficialmente, nesta segunda-feira (27), a Policlínica Cone Sul, em Dourados. A unidade, que já está em operação desde 29 de setembro, integra a primeira etapa do Hospital Regional de Dourados (HRD) e tem como objetivo ampliar o acesso da população a serviços médicos especializados e exames de média e alta complexidade.

Canal WhatsApp

Com investimento de R$ 18,1 milhões, a policlínica faz parte do esforço estadual de regionalizar o atendimento de saúde, descentralizando os serviços e reduzindo a sobrecarga das unidades da capital. Em menos de um mês de funcionamento, já foram realizados 2.753 atendimentos entre consultas e exames diagnósticos.

"É a nova arquitetura da saúde acontecendo. Uma policlínica moderna, com quase 7 mil atendimentos por mês e diversas especialidades. E o hospital ao lado já começa a funcionar em dezembro, atendendo pacientes de toda a região", destacou o governador Eduardo Riedel durante a cerimônia de inauguração.

Localizada às margens da BR-463, a unidade está sob gestão da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) e tem papel estratégico na regionalização da saúde, beneficiando os 33 municípios da macrorregião sul de Mato Grosso do Sul.

Nova policlínica em Dourados realiza 2,7 mil atendimentos no 1º mês e amplia acesso à saúde especializada no interior de MS.Nova policlínica em Dourados realiza 2,7 mil atendimentos no 1º mês e amplia acesso à saúde especializada no interior de MS (Foto: Saul Schramm/Secom)

Atendimento via regulação - A policlínica não é de portas abertas: os atendimentos são realizados exclusivamente por meio de encaminhamento da Central de Regulação do SUS. A unidade dá suporte direto a outras estruturas sobrecarregadas, como o Hospital da Vida e a UPA de Dourados, além das unidades de saúde municipais.

O espaço moderno foi projetado para integrar todos os níveis de atendimento. "Aqui o paciente entra para uma consulta especializada, passa pelos exames necessários, realiza o procedimento e continua com acompanhamento pós-operatório. Tudo no mesmo local", explicou o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões.

Redução no deslocamento de pacientes - Para quem mora longe da capital, a nova unidade representa mais agilidade e economia. "Viemos de Naviraí e fomos muito bem atendidos. Minha mãe já passou pelo médico, fez os exames e, se for necessário, o procedimento já será marcado. Não precisamos mais ir a Campo Grande", contou Gilberto dos Santos, de 54 anos, que acompanhava a mãe em uma consulta com cardiologista.

o secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda e o governador Eduardo RiedelO secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda e o governador Eduardo Riedel (Foto: Saul Schramm/Secom)

Reforço do Governo Federal - A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que participou do evento, elogiou a articulação do governo estadual junto ao governo federal. "Mato Grosso do Sul tem conseguido mais investimentos porque tem liderança e articulação. Esse é o maior aporte federal da história do estado", afirmou.

Segundo o secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, a iniciativa está alinhada ao programa "Agora tem Especialistas", que busca ampliar o acesso à média e alta complexidade em todo o país. “Esse projeto vai ao encontro das ações federais de recomposição da capacidade de atendimento especializado”, destacou.

A entrega da Policlínica Cone Sul é apenas parte do plano para fortalecer a saúde regional. A próxima etapa será a inauguração da unidade matriz do Hospital Regional de Dourados, prevista para as próximas semanas. O hospital terá 100 leitos, incluindo UTIs adulto e pediátrica, e atenderá cerca de 900 mil pessoas da região.

"É a virada de chave da saúde no Estado. A regionalização que estamos implantando começa a tomar forma, e o modelo que criamos aqui será levado para outras regiões", concluiu o governador Riedel.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas