ribas
ESTUDO

Pesquisa revela que beber refrigerante envelhece tanto quanto fumar

Cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco descobriram que o consumo desse tipo de bebida aumenta a velocidade com a qual as células envelhecem.

27 novembro 2015 - 14h46DA REDAÇÃO
O consumo diário da bebida que é rica em açúcar pode acelerar o envelhecimento tanto quanto fumar
O consumo diário da bebida que é rica em açúcar pode acelerar o envelhecimento tanto quanto fumar - Divulgação
Comper

O consumo diário da bebida que é rica em açúcar pode acelerar o envelhecimento tanto quanto fumar, diz um novo estudo publicado no American Journal of Public Health.

De acordo com Cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco descobriram que o consumo desse tipo de bebida aumenta a velocidade com a qual as células envelhecem. A pesquisa mostra que indivíduos que bebiam o equivalente a duas latas de refrigerante de cola por dia tiveram mudanças no DNA que tornaram as células 4,6 anos mais velhas do que realmente eram.

A análise de varias de amostras de DNA mostrou que pessoas que ingerem a bebida regularmente apresentam telômeros mais curtos do que as que não têm esse hábito. Essas estruturas, encontradas nas extremidades dos cromossomos, protegem o material genético e são um indicador de saúde. Telômeros mais curtos do que a média são vistos como um sinal de doenças e morte prematura.

Conforme o envelhecimento avança, os telômeros ficam cada vez mais curtos, o que danifica o DNA e eleva as chances de doenças relacionadas à idade, como Alzheimer, diabetes e doenças cardíacas.

Fonte: Revista Time e do jornal Daily Mail.

Banner Whatsapp Desktop