
O Brasil já soma 46 casos confirmados de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (17) pelo Ministério da Saúde. Outros 87 casos ainda estão em investigação.

A maioria dos casos confirmados ocorreu no estado de São Paulo, com 38 registros. Também houve confirmações no Paraná (4), Pernambuco (3) e Rio Grande do Sul (1). Além disso, 528 notificações suspeitas já foram descartadas após análise.
Entre os casos que ainda estão sendo apurados, São Paulo também lidera com 44 ocorrências. Os demais estados com suspeitas são: Pernambuco (23), Rio de Janeiro (6), Piauí (3), Mato Grosso do Sul (2), Goiás (2), Paraná (2), Bahia (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1) e Tocantins (1).
Mortes causadas por metanol - O número de mortes permanece em oito desde a última atualização feita na quarta-feira (15). São seis óbitos registrados em São Paulo e dois em Pernambuco.
Além desses, oito outras mortes seguem sob investigação: duas em São Paulo, três em Pernambuco, e uma em cada um dos seguintes estados: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná. Até o momento, 26 suspeitas de mortes por intoxicação com metanol já foram descartadas.
O Ministério da Saúde segue monitorando o caso e reforça a importância de não consumir bebidas de origem desconhecida, que podem conter substâncias tóxicas, como o metanol, com alto risco à saúde e potencial letal.
