
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (5) que o surto de mpox na África não é mais considerado uma emergência de saúde pública internacional. A decisão foi comunicada pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, após recomendação de um painel de especialistas.

A doença, que teve uma nova forma identificada no início de 2024 no Congo e em países africanos vizinhos, se espalhou principalmente por contato próximo, incluindo relações sexuais. Diante do avanço dos casos, a OMS havia declarado emergência global em agosto de 2024.
Segundo Tedros, a retirada do alerta não significa que o risco acabou. “Levantar a declaração de emergência não significa que a ameaça acabou, nem que nossa resposta irá parar”, afirmou.
Continuidade da vigilância - Apesar do recuo, a OMS reforça que autoridades locais e internacionais devem manter o monitoramento e as ações de prevenção para evitar novos surtos. A doença continua sendo uma preocupação de saúde pública, especialmente em áreas mais vulneráveis da África.
