
Cidades de Mato Grosso do Sul estão recebendo orientação técnica da Vigilância Sanitária estadual para acelerar obras de reforma e ampliação de hospitais municipais. Os projetos, que envolvem municípios como Sonora, Bela Vista e Porto Murtinho, já estão em análise pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Cvisa), ligada à Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A medida busca garantir que as unidades de saúde ofereçam estruturas mais seguras, acessíveis e adequadas, reduzindo riscos de contaminações hospitalares e ampliando a capacidade de atendimento do SUS.
Segundo Matheus Pirolo, gerente de Apoio aos Municípios, a iniciativa aproxima os serviços especializados da população:
“Com as reformas, a atenção em saúde fica mais próxima de onde o cidadão mora. As orientações técnicas ajudam a acelerar esse processo de melhoria”, destacou.
Em Sonora, a prefeita Clarice Ewerling recebeu pessoalmente as recomendações para a ampliação do Hospital Rachid Saldanha Derzi, considerado essencial para a cidade. Já os prefeitos Gabriel Boccia (Bela Vista) e Nelson Cintra (Porto Murtinho) também estiveram na sede da Cvisa para discutir os projetos de seus hospitais municipais.
Prevenção de problemas - A análise prévia feita pela Vigilância Sanitária ajuda a identificar falhas nos projetos antes do início das obras, o que evita gastos extras no futuro e garante que os hospitais sigam normas de segurança, acessibilidade e humanização do atendimento — especialmente para gestantes, crianças, idosos e pessoas com deficiência.
Além da equipe de Apoio aos Municípios, participam do processo as gerências de Engenharia, Projetos Arquitetônicos e de Alimentos em Serviços de Saúde.
