bonito
SAÚDE

MS recebe R$ 87,9 milhões do Novo PAC para fortalecer o SUS com novas UBS e equipamentos

Investimento no Sistema Único de Saúde vai melhorar a infraestrutura de saúde em Mato Grosso do Sul com mais de 278 obras e equipamentos modernos

23 julho 2025 - 15h40Da Redação
Com o novo investimento, 95% dos municípios brasileiros (5.290) ganharão 800 novas unidades básicas de saúde -
Com o novo investimento, 95% dos municípios brasileiros (5.290) ganharão 800 novas unidades básicas de saúde - - Foto: Divulgação/MS

O Governo Federal anunciou, ontem (22), o investimento de R$ 87,9 milhões para Mato Grosso do Sul, dentro do Novo PAC Saúde, que irá ampliar a capacidade de atendimento do SUS. A verba será usada para a construção de novas unidades básicas de saúde (UBS), a entrega de equipamentos e veículos, além de melhorias nos serviços de saúde do estado.

Canal WhatsApp

O pacote de melhorias inclui a construção de 7 novas UBSs, além da distribuição de 126 kits com equipamentos para as unidades já existentes, com destaque para 111 kits de teleconsulta. O estado também receberá cinco unidades odontológicas móveis, que beneficiarão as comunidades mais afastadas.

A ação faz parte do programa “Agora Tem Especialistas”, lançado pelo presidente Lula, que tem como objetivo reduzir as filas de espera por consultas e exames especializados. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa representa um "mutirão nacional de dignidade", com a missão de acabar com as longas esperas que afetaram a população brasileira por anos.

Além de Mato Grosso do Sul, a medida irá beneficiar outros 5.290 municípios em todo o Brasil. Com a ampliação das UBSs e a construção de 46 novas policlínicas, o estado de MS também contará com uma policlínica em Três Lagoas. Outras melhorias incluem a criação de 130 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que irão atender a saúde mental de 22 milhões de pessoas.

Em termos de atendimento de urgência, o SAMU 192 ganhará 1.533 novas ambulâncias, com 16 veículos destinados a expandir a frota de MS e 10 para renovação. A ampliação dos serviços de urgência e emergência, especialmente em regiões com falta de cobertura, será uma das principais prioridades do PAC Seleções 2024.

O Novo PAC também destaca a entrega de equipamentos modernos, como câmaras frias para vacinas, ultrassons portáteis e espirômetros digitais para diagnóstico de doenças respiratórias. Além disso, as UBSs contarão com salas de teleconsulta, permitindo que pacientes se consultem com médicos especialistas à distância.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop