Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
09 de outubro de 2025 - 17h42
DP-Barros---Parabens-MS
SAÚDE PÚBLICA

Ministério da Saúde envia antídoto contra metanol para 13 estados, incluindo Mato Grosso do Sul

Primeira remessa do medicamento fomepizol chegou ao país nesta quinta-feira e começa a ser distribuída com prioridade para SP

9 outubro 2025 - 15h05
Primeira remessa de fomepizol chegou ao Brasil e será distribuída a estados com casos de intoxicação por metanol, como MS
Primeira remessa de fomepizol chegou ao Brasil e será distribuída a estados com casos de intoxicação por metanol, como MS - OPAS/OMS/Karina Zambrana Imagem

O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira (9) a distribuição de 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, utilizado no tratamento de intoxicação por metanol — substância encontrada em bebidas alcoólicas adulteradas. A primeira remessa chegou ao Aeroporto de Guarulhos (SP) e marca o início de uma ação emergencial de combate aos casos registrados em diferentes regiões do país.

Canal WhatsApp

O estado de São Paulo, onde está o maior número de ocorrências, receberá 288 unidades do medicamento. Mato Grosso do Sul, que já tem registros confirmados, será contemplado com 20 ampolas do antídoto.

Casos se espalham pelo país - Segundo o Ministério da Saúde, até o momento foram confirmados 24 casos de intoxicação por metanol no Brasil, com cinco mortes contabilizadas em São Paulo. O uso do fomepizol é fundamental para neutralizar os efeitos da substância no organismo humano, especialmente em casos graves.

Além do MS, também receberão doses do antídoto os estados de Pernambuco (68), Paraná (84), Rio de Janeiro (120), Rio Grande do Sul (80), Piauí (24), Espírito Santo (28), Goiás (52), Acre (16), Paraíba (28) e Rondônia (16).

Do total de 2,5 mil ampolas recebidas, mil ficarão armazenadas em estoque estratégico do Ministério da Saúde, podendo ser distribuídas conforme a evolução dos casos. O critério de distribuição foi baseado em dados demográficos oficiais, conforme o último Censo do IBGE.

As secretarias estaduais de saúde poderão solicitar novas remessas de acordo com a necessidade local e o surgimento de novos casos.

Etanol farmacêutico como alternativa - Além do fomepizol, o etanol farmacêutico também pode ser utilizado no tratamento de intoxicação por metanol, desde que administrado por profissionais de saúde. O etanol age como antídoto temporário até que exames confirmem o diagnóstico.

O Ministério da Saúde receberá 12 mil ampolas de etanol farmacêutico, doadas pela empresa Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos. Outras 4,3 mil ampolas já estão nos estoques do SUS, por meio dos hospitais universitários federais, em parceria com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

A ingestão de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa é a principal causa de contaminação por metanol. A substância, quando ingerida, pode causar sintomas como náuseas, tontura, visão turva e, em casos mais graves, coma e morte.

A população deve evitar o consumo de produtos artesanais, clandestinos ou sem registro, e comunicar às autoridades sanitárias qualquer suspeita de adulteração.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop