
Entre os dias 14 e 17 de agosto, médicos que atuam na Atenção Primária à Saúde em Mato Grosso do Sul participam de aulas práticas do Curso de Acupuntura, com atividades presenciais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

A capacitação, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) por meio da área técnica das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), é parte de um programa nacional conduzido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Ministério da Saúde. A formação é oferecida no modelo híbrido (remoto e presencial).
O curso é voltado a profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente médicos das Unidades de Saúde da Família, com o objetivo de qualificar o uso da acupuntura no tratamento de dores crônicas e na promoção de bem-estar, integrando cuidados físicos, mentais e emocionais.
A responsável pela área das PICS na SES, Patrícia Mecatti Domingos, afirma que o investimento em medicina integrativa é parte de uma estratégia estadual para promover alternativas à medicalização. “Estamos trabalhando para que, até 2027, 70% dos municípios de MS ofereçam pelo menos uma prática integrativa à população”, destacou.
A acupuntura é reconhecida pelo SUS e tem se mostrado eficaz no controle da dor, redução de uso de medicamentos e melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Serviço:
- Local: Cidade Universitária da UFMS – Instituto Integrado de Saúde (INISA)
- Endereço: Avenida Costa e Silva – Pioneiros, Campo Grande/MS
- Datas: 14 a 17 de agosto de 2025
