Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
26 de janeiro de 2026 - 08h37
JANEIRO ROXO

Campo Grande oferece teste rápido para detectar exposição à hanseníase

Exame disponível na rede pública identifica contato com a bactéria e amplia diagnóstico precoce

26 janeiro 2026 - 07h10Elizabeth Moreira
Teste rápido ajuda a identificar exposição à hanseníase e ampliar o diagnóstico precoce em Campo Grande.
Teste rápido ajuda a identificar exposição à hanseníase e ampliar o diagnóstico precoce em Campo Grande. - (Foto: Divulgação)

Apesar de ainda ser tratada como tabu, a hanseníase segue com números expressivos no Brasil, que ocupa a segunda posição mundial em registros da doença. Em Campo Grande, a rede pública de saúde conta com um teste rápido voltado a pessoas que tiveram contato próximo com pacientes diagnosticados, como forma de ampliar a detecção precoce e reduzir a transmissão.

Canal WhatsApp

Disponível há três anos no município, o exame leva menos de 15 minutos para apresentar o resultado e identifica se houve ou não exposição à bactéria causadora da hanseníase. Até o momento, 93 pessoas consideradas contactantes de pacientes já passaram pela testagem, todas com resultado negativo.

O responsável técnico pela vigilância epidemiológica da hanseníase em Campo Grande, o enfermeiro Michael Cabanhas, explica que o teste é indicado quando não há sinais clínicos evidentes da doença. “Após a avaliação clínica, onde se observa se existe algum sintoma ou lesão, e quando não é possível confirmar o diagnóstico apenas pelo exame físico, o contactante realiza o teste rápido para identificar se já teve contato com a bactéria”, detalha.

Quando o resultado do teste é positivo, a pessoa não é considerada doente, mas passa a ser acompanhada por um período de cinco anos. O objetivo é identificar precocemente o surgimento de possíveis lesões características da hanseníase e iniciar o tratamento o quanto antes, caso necessário.

Somente no último ano, Campo Grande registrou 35 novos casos de hanseníase. No mesmo período, 68 pacientes estiveram em acompanhamento, sendo que a maioria já apresentava múltiplas lesões no corpo no momento do diagnóstico, o que indica procura tardia pelos serviços de saúde.

A transmissão da hanseníase ocorre pelas vias respiratórias, por meio da fala, tosse ou espirro, mas exige contato íntimo e prolongado. Situações como morar na mesma residência ou compartilhar o mesmo ambiente de trabalho por longos períodos aumentam o risco de contágio.

Por esse motivo, pessoas que convivem de forma próxima com pacientes diagnosticados precisam de acompanhamento contínuo. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que esses contactantes procurem a unidade de saúde de referência da região onde residem.

“Quando se identifica um novo caso que ainda não está em tratamento, é fundamental que os contactantes busquem a unidade de saúde para que seja feita a investigação e o acompanhamento adequado”, reforça Michael Cabanhas.

Tanto a testagem rápida quanto o tratamento da hanseníase são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O seguimento correto do esquema terapêutico é essencial para evitar complicações e interromper a transmissão da doença, o que ocorre cerca de 24 horas após o início do tratamento.

Entre os principais sinais de alerta estão manchas na pele, que podem ser esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas, geralmente associadas à diminuição da sensibilidade, redução dos pelos e do suor. Também podem surgir perda de força muscular no rosto, mãos e pés, além de nódulos, que em alguns casos são dolorosos e avermelhados.

Em Campo Grande, parte dos pacientes ainda chega ao sistema de saúde quando a doença já causou sequelas irreversíveis. No último ano, dos 68 pacientes acompanhados, 54 apresentavam múltiplas lesões e apenas 14 tinham uma ou poucas manchas. Do total, 35 eram diagnósticos novos.

Especialistas alertam que a informação e o diagnóstico precoce são as principais ferramentas para combater a hanseníase e reduzir o estigma que ainda cerca a doença.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop