maracaju refic
VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Inscrições abertas para segunda turma do Programa VigiFronteiras-Brasil/Fiocruz

Cursos de mestrado e doutorado para profissionais de saúde atuantes nas fronteiras do Brasil seguem até 19 de setembro

4 agosto 2025 - 14h35Iury de Oliveira
Vista do marco da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, um ponto estratégico de interação entre os três países.
Vista do marco da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, um ponto estratégico de interação entre os três países. - (Foto: Brastock Images de Getty Images/Canva)

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da segunda turma do Programa VigiFronteiras-Brasil, uma iniciativa da Fiocruz em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O programa oferece vagas para cursos de mestrado e doutorado acadêmico e profissional para profissionais de saúde que atuam nas fronteiras do Brasil e em países vizinhos da América do Sul, com inscrições abertas até o dia 19 de setembro de 2025.

Canal WhatsApp

O objetivo do programa é formar mestres e doutores para fortalecer as ações e serviços de vigilância em saúde, especialmente nas áreas de doenças transmissíveis nas regiões de fronteira. O programa também visa a cooperação internacional, abrangendo países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, além da Guiana Francesa.

Ao todo, são oferecidas 75 vagas divididas entre 40 para o mestrado (acadêmico/profissional) e 35 para o doutorado (acadêmico/profissional). Desses, 55% das vagas são reservadas para ações afirmativas, com 30% destinadas a pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência (PcD), 5% para pessoas indígenas, 5% para pessoas quilombolas e 5% para pessoas trans.

As aulas começam em janeiro de 2026 e serão realizadas na modalidade híbrida, com encontros presenciais obrigatórios e aulas on-line síncronas. A duração dos cursos varia de 12 a 24 meses para o mestrado e de 24 a 48 meses para o doutorado. O programa já conta com sete polos de ensino, ampliando sua oferta em relação à primeira turma, e inclui novos programas de pós-graduação da Fiocruz.

Os interessados devem acessar os editais disponíveis no site oficial para obter informações detalhadas sobre o processo seletivo, requisitos e documentos necessários. As inscrições podem ser feitas por meio da plataforma Acesso Fiocruz até o dia 19 de setembro. Não há oferta de bolsas para os cursos.

Ações afirmativas serão priorizadas nas vagas, e candidatos interessados devem indicar sua opção por essas vagas no momento da inscrição. A Fiocruz busca proporcionar a formação de gestores e profissionais de saúde preparados para atuar nas fronteiras do Brasil e da América Latina, enfrentando emergências de saúde pública e promovendo respostas rápidas a surtos de doenças.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas