
O Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD), em Dourados, promove neste sábado (13), dois grandes mutirões de atendimento à população. Um deles integra o programa nacional “Dia E – Ebserh em Ação”, enquanto o outro está inserido na campanha Dezembro Laranja, voltada à prevenção do câncer de pele.
As atividades envolvem desde exames e consultas até procedimentos cirúrgicos, com o objetivo de reduzir filas de espera e ampliar o acesso a especialidades médicas no Sistema Único de Saúde (SUS).
O mutirão faz parte do programa “Agora Tem Especialistas”, coordenado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Rede Ebserh, e ocorre simultaneamente em 45 hospitais universitários federais.
No HU-UFGD, estão previstas 20 tomografias de crânio, 70 ultrassonografias, 30 cirurgias eletivas e 240 consultas ambulatoriais nas áreas de dermatologia e ginecologia. Também serão realizados procedimentos de planejamento familiar, como inserção de DIU (Mirena e de cobre) e Implanon.
Dezembro Laranja sem agendamento
Paralelamente, o hospital realiza o mutirão Dezembro Laranja, organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A ação oferece exames preventivos gratuitos para detecção precoce do câncer de pele. O atendimento é feito nos ambulatórios 1 e 2, a partir das 8h, sem necessidade de agendamento.
Segundo a SBD, os sinais de alerta incluem lesões brilhantes e avermelhadas que sangram facilmente, pintas que mudam de cor e forma, ou feridas que não cicatrizam.
O câncer de pele representa cerca de um terço dos casos oncológicos no Brasil. A campanha mobiliza mais de cem postos de atendimento e dois mil médicos voluntários em todo o país.
Desde 1999, o Dezembro Laranja já realizou mais de 600 mil atendimentos e identificou 75 mil casos de câncer de pele. Em 2024, 62,5% dos pacientes atendidos relataram exposição solar sem proteção, reforçando a importância do alerta.

