Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
06 de fevereiro de 2026 - 16h55
maracaju
SAÚDE PÚBLICA

HRMS retoma cirurgias bucomaxilofaciais após investimento de R$ 500 mil do Estado

Serviço volta a atender pelo SUS e amplia acesso a procedimentos de média e alta complexidade

6 fevereiro 2026 - 15h25Douglas Vieira
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul retomou cirurgias bucomaxilofaciais após investimento do Governo do Estado.
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul retomou cirurgias bucomaxilofaciais após investimento do Governo do Estado. - Foto: Patrícia Belarmino/HRMS/Divulgação

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) retomou, nesta semana, a realização de cirurgias bucomaxilofaciais, ampliando o acesso da população a procedimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A reativação do serviço foi possível após um investimento de aproximadamente R$ 500 mil do Governo do Estado, destinado à aquisição de órteses e próteses necessárias para os procedimentos.

Canal WhatsApp

O primeiro atendimento dessa nova fase foi realizado em um jovem de 20 anos, vítima de um grave acidente de motocicleta ocorrido há mais de 30 dias. O paciente estava internado em outra unidade hospitalar e foi transferido para o HRMS, onde passou pela cirurgia bucomaxilofacial.

De acordo com o cirurgião e chefe do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do hospital, Fernando Esgalha, o caso evidencia a relevância da retomada do serviço especializado. “Trata-se de uma cirurgia de alta complexidade, agravada pelo tempo em que o paciente aguardou atendimento em outra unidade hospitalar. Hoje, além do trauma, foi necessário operar também a sequela do trauma, pois os ossos já estavam em processo de consolidação”, explicou.

Segundo o especialista, o retorno das cirurgias representa um avanço importante para a rede pública de saúde em Mato Grosso do Sul. “A cirurgia bucomaxilofacial é essencial no atendimento a vítimas de traumas, especialmente de acidentes de trânsito. Retomar esse serviço no HRMS significa garantir acesso, com qualidade e resolutividade”, afirmou.

Investimento fortalece atendimento - A diretora-presidente da Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funsau), responsável pela gestão do HRMS, Marielle Alves, destacou que os investimentos realizados pelo Governo do Estado fortalecem a capacidade assistencial do hospital e impactam diretamente no atendimento à população.

“A cirurgia bucomaxilofacial é fundamental no cuidado de pacientes vítimas de traumas, como acidentes de trânsito e quedas. Retomar esse serviço significa agilizar o tratamento e oferecer um cuidado mais completo e integrado”, declarou.

Marielle ressaltou ainda que a reestruturação do serviço abre caminho para novas habilitações. “O hospital agora pode iniciar os procedimentos para solicitar autorizações para cirurgias de maior complexidade, como as ortognáticas. Isso amplia a oferta de serviços especializados no SUS, dentro da nova arquitetura da saúde em Mato Grosso do Sul”, completou.

Referência em atendimentos de média e alta complexidade, o HRMS mantém papel estratégico no sistema de saúde estadual. Somente no último ano, a unidade realizou mais de 12 mil cirurgias e procedimentos cirúrgicos. Em 2025, o hospital registrou mais de meio milhão de atendimentos, incluindo internações, consultas ambulatoriais, exames e atendimentos multiprofissionais.

A retomada das cirurgias bucomaxilofaciais reforça o papel do HRMS como centro de referência e amplia a resolutividade da rede pública, especialmente no atendimento a vítimas de traumas graves.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas