
Saiba Mais
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), conquistou o primeiro lugar no ranking das instituições federais mais elogiadas do Brasil, de acordo com a Controladoria Geral da União (CGU).

De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, a administração federal recebeu 9.181 elogios de usuários de serviços públicos de 320 instituições federais. No mesmo período, foram 847 elogios para o Humap-UFMS, o primeiro do ranking, com 9% do total. Na segunda posição ficou o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, HU-UFMA, também da Rede Ebserh, (619 elogios) e, em terceiro, o Ministério da Economia, com 568.
Os elogios colocam a instituição como uma das mais bem vistas pelo público interno e externo, com relação à prestação de serviços, valorização de pessoal e reconhecimento profissional.
Entre os tipos de manifestações possíveis estão denúncia (comunicar a ocorrência de um ato ilícito), reclamação (insatisfação com o serviço público, fazer críticas, relatar ineficiência), solicitação (espera por atendimento ou prestação de serviço – medicamento ou ação do órgão em questão), sugestão (ideia ou proposta de melhoria), elogio (satisfação com o atendimento), simplifique (solicitação de simplificação de etapas burocráticas no processo).
Para o Ouvidor do Humap-UFMS, Diego Henrique de Souza Rezende, esse ranking coroa um trabalho de fortalecimento do papel da Ouvidoria como canal de manifestações. “Nos últimos anos a Ouvidoria e a Superintendência do Hospital trabalharam muito no sentido de fomentar a correta utilização do canal de manifestações da instituição, tanto pelo público interno quanto externo, por meio de campanhas de orientação e divulgação. E os resultados alcançados demonstram que essas ações têm sido eficazes, à medida que as pessoas também estão utilizando a Ouvidoria para agradecer, valorizar e reconhecer a prestação de serviços públicos.”
