bonito
SAÚDE

Hospital São Julião sedia 1º Fórum Setembro Verde sobre doação de órgãos e córneas

Evento discute a importância da conscientização sobre doação e o protagonismo do Hospital São Julião nos transplantes de córnea em Mato Grosso do Sul

23 setembro 2024 - 09h20Da Redação
Hospital São Julião sedia o I Fórum Setembro Verde sobre doação de órgãos e córneas, em 24 de setembro, com palestras de especialistas no tema.
Hospital São Julião sedia o I Fórum Setembro Verde sobre doação de órgãos e córneas, em 24 de setembro, com palestras de especialistas no tema. - (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (24), Campo Grande será palco do I Fórum Setembro Verde, um evento dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos e córneas. Organizado pelo Hospital São Julião, em parceria com a Central de Transplantes de MS e a Secretaria de Estado de Saúde, o fórum acontece às 8h30 no auditório do Centro de Convenções Dr. Günter Hans, na sede do hospital.

Canal WhatsApp

A iniciativa faz parte da campanha nacional instituída pela Lei nº 11.584/2007, que promove a doação de órgãos em todo o país, com o para sensibilizar a população sobre a importância de salvar vidas por meio da doação. O evento terá a presença de profissionais de saúde que atuam na área de transplantes e abordará desafios e avanços na captação e doação de órgãos, principalmente no que se refere à doação de córneas, uma das especialidades do Hospital São Julião.

Doação de órgãos e limites de idade - A legislação brasileira estabelece restrições de idade para a doação de diferentes órgãos. Os limites são: 75 anos para rins, 70 anos para fígado, 69 anos para sangue, 65 anos para pele, ossos e válvulas cardíacas, 55 anos para pulmão, coração e medula óssea e 50 anos para pâncreas. No caso das córneas, entretanto, não há limite de idade, o que torna essa doação ainda mais acessível e necessária.

Protagonismo do Hospital São Julião nos transplantes de córnea - Referência estadual em oftalmologia, o Hospital São Julião tem um papel fundamental nos transplantes de córnea em Mato Grosso do Sul. De acordo com dados do SUS, em 2023, foram realizados 168 transplantes de córnea no estado, sendo 129 realizados no São Julião, o que representa 76% do total.

A trajetória do hospital nesse campo começou nos anos 1970, com o pioneirismo do médico Ramiro Alberti Filho, e evoluiu até se tornar uma referência nacional em transplantes de córnea, chegando a zerar a fila de espera em 2010. O médico Marcos Piccinin, coordenador do Centro Oftalmológico do hospital, lidera uma equipe de 34 médicos que realizam cerca de 400 cirurgias e 2.500 consultas mensais.

O que será discutido no Fórum Setembro Verde? - Durante o fórum, especialistas irão compartilhar suas experiências e discutir os desafios da doação e transplante de órgãos. Piccinin abordará o tema "Banco de Olhos e Transplantes de Córneas", enquanto Carolina Bernal falará sobre os "Desafios dos Transplantes de Órgãos e Córneas". Outro ponto crucial será tratado pelo enfermeiro Rodrigo Corrêa, que discutirá "Acolhimento e Entrevista Familiar na Doação de Órgãos e Córneas", ressaltando a importância do consentimento familiar para a realização das doações.

Serviço
Evento: I Fórum Setembro Verde
Data: 24 de setembro de 2024
Horário: 8h30
Local: Auditório do Centro de Convenções Dr. Günter Hans, Hospital São Julião – Rua Lino Villachá, 1250, Nova Lima, Campo Grande (MS)

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop