bonito
SAÚDE

Hospital Regional de Mato Grosso do Sul realizou mais de 320 mil atendimentos em 2024

Unidade segue como referência em diversas especialidades e registra avanços na oferta de exames

29 janeiro 2025 - 09h45Da redação
O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), maior hospital público do Estado, realizou no ano de 2024 mais de 320 mil atendimentos.
O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), maior hospital público do Estado, realizou no ano de 2024 mais de 320 mil atendimentos. - (Foto: Bruno Rezende/Secom)

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), maior hospital público do Estado, contabilizou mais de 320 mil atendimentos ao longo de 2024. Além disso, a unidade realizou mais de 880 mil exames, incluindo diagnósticos por imagem, laboratoriais e procedimentos especializados. Os dados reforçam a importância do hospital como referência em saúde para a população sul-mato-grossense.

Canal WhatsApp

No período, também foram realizadas 72,3 mil consultas ambulatoriais, abrangendo mais de 40 especialidades médicas. Entre as áreas mais procuradas, destacam-se hematologia (6.107 consultas), ginecologia e obstetrícia (5.812), oncologia clínica (5.567), cardiologia (4.890) e cancerologia pediátrica (4.703).

Referência estadual e atendimento regulado - O diretor-geral do HRMS, médico Paulo Limberger, explica que o hospital atende pacientes encaminhados pelo Complexo Regulador Estadual (CORE), da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

"Por mês, a média de consultas feitas no ambulatório chega a 6 mil. As consultas são para aqueles pacientes que passaram por uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e o médico que a atendeu viu a necessidade de encaminhar para um especialista. Esse paciente é encaminhado ao HRMS pela regulação estadual, após o pedido ser feito em uma UBS", detalha Limberger.

Além dos atendimentos ambulatoriais, o Pronto Atendimento Médico (PAM) do hospital registrou 30,4 mil atendimentos ao longo do ano. Desses, mais de 18 mil foram voltados para clínica e cirurgia geral, com uma média mensal de 2,5 mil atendimentos.

Casos de internação e acompanhamento pós-alta - Em 2024, o HRMS contabilizou 18,3 mil internações, com uma média de 1,5 mil pacientes hospitalizados por mês. As especialidades com mais internações foram clínica geral (3.353), ginecologia (2.525), cirurgia geral (2.514), pediatria (1.934) e cardiologia clínica (1.208).

Ereotilde Borba, de 57 anos, foi uma das pacientes que necessitaram de atendimento no HRMS. Após sofrer um infarto, ela foi encaminhada de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o hospital, onde passou por um cateterismo e ficou internada.

"Fiquei internada do dia 1º até o dia 5 de dezembro. O atendimento foi muito bom, os funcionários bem educados. Fiz cateterismo, exames de sangue e urina, ecocardiograma, eletrocardiograma e outros exames. Foi a primeira vez que fiquei internada em um hospital e me surpreendi com o atendimento. Recomendaria o hospital para outras pessoas", conta Ereotilde.

Após receber alta, a paciente teve sua consulta de retorno marcada no ambulatório do hospital para acompanhamento com um cardiologista. "A consulta foi maravilhosa e tanto o médico quanto a médica foram muito atenciosos. Agora, vou marcar outra consulta para daqui três meses, a pedido do médico", relata.

Ampliação dos exames laboratoriais e de imagem - O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul também registrou avanços na realização de exames complementares. O laboratório da unidade executou quase 800 mil exames no ano passado, atendendo tanto pacientes internados quanto ambulatoriais de especialidades como onco-hematologia (adulto e pediátrica), gestantes de alto risco, cirurgia bariátrica, nefrologia, proctologia e hemostasia.

A estrutura do hospital para exames de imagem também se destaca no Estado. Em 2024, foram feitos mais de 79,3 mil diagnósticos por imagem, além de cerca de 20 mil exames nos setores de hemodinâmica, endoscopia e cardiodiagnóstico.

Os números do HRMS englobam ainda atendimentos multiprofissionais, incluindo fisioterapia e fonoaudiologia, além de serviços como ambulatório quimioterápico, banco de leite, farmácia de quimioterápicos, nefrologia e atendimento domiciliar.

Com uma estrutura robusta e crescente demanda, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul segue como peça fundamental no atendimento à população do Estado, garantindo suporte em diversas especialidades e aprimorando seus serviços ano após ano.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop