Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
11 de dezembro de 2025 - 17h10
tjms
SAÚDE PÚBLICA

Hospital da Cassems realiza implante de válvula cardíaca sem cirurgia aberta

Procedimento inédito na unidade beneficia pacientes de alto risco e reduz necessidade de deslocamento

11 dezembro 2025 - 10h50Da Redação
Hospital de Dourados implanta válvula no coração sem cirurgia aberta
Hospital de Dourados implanta válvula no coração sem cirurgia aberta - (Foto: Comunicação Cassems)

Dois pacientes, de 74 e 81 anos, foram os primeiros a passar por um implante de válvula aórtica por cateter, conhecido como TAVI no Hospital Cassems em Dourados, a 250 km de Campo Grande. A técnica, usada em casos graves de estenose aórtica, dispensa a cirurgia tradicional no peito e marca um avanço no atendimento da cardiologia na região.

Canal WhatsApp

Segundo o cirurgião cardíaco Marcos Antonio Cantero, além de oferecer mais segurança e recuperação rápida, a realização do TAVI em Dourados evita que pacientes precisem ser transferidos para Campo Grande ou outros centros maiores, o que é crucial em situações delicadas. “Evitar o transporte em pacientes de alto risco faz toda a diferença”, afirmou Cantero.

Com uso da técnica TAVI, hospital realiza procedimento cardíaco de alta complexidade minimamente invasivo em pacientes de alto risco - (Foto: Divulgação/Cassems)

O TAVI é indicado para pessoas que não suportariam uma cirurgia aberta. Com anestesia local, a válvula é implantada por meio de um cateter inserido na virilha. A nova estrutura substitui a válvula doente e melhora a circulação do sangue.

A estenose aórtica é comum em idosos e, quando atinge estágio com sintomas, como falta de ar, desmaios e dor no peito, exige tratamento imediato. O hospital alerta para a importância do diagnóstico precoce e reforça que, ao sentir qualquer sintoma, o paciente procure atendimento médico.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop