Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
03 de outubro de 2025 - 14h17
pmcg
SAÚDE

Ministério da Saúde compra antídotos para intoxicação por metanol após casos em SP e PE

Governo adquire 150 mil ampolas de etanol farmacêutico e busca fomepizol internacionalmente para tratamento de vítimas de bebidas adulteradas

3 outubro 2025 - 11h45
Medidas emergenciais visam atender estados e municípios diante de casos suspeitos e confirmados.
Medidas emergenciais visam atender estados e municípios diante de casos suspeitos e confirmados. - (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde anunciou a compra emergencial de 150 mil ampolas de etanol farmacêutico para reforçar estados e municípios no tratamento de vítimas de intoxicação por metanol, presente em bebidas alcoólicas adulteradas. A pasta também busca adquirir o antídoto fomepizol junto a produtores nacionais e internacionais.

Canal WhatsApp

O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Padilha, que detalhou ações estratégicas durante reunião da sala de situação criada pelo governo para monitorar e coordenar medidas frente aos casos suspeitos de contaminação.

“Atualmente, contamos com um estoque estratégico de 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico em hospitais universitários federais e serviços do SUS. A compra emergencial de mais 150 mil ampolas garante reposição e distribuição conforme a necessidade”, afirmou o ministério.

Busca pelo fomepizol

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou chamada pública para identificar fornecedores internacionais do fomepizol, medicamento específico para intoxicação por metanol, ainda indisponível no Brasil. A ação mobiliza as 10 maiores agências reguladoras do mundo.

O governo também solicitou à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a doação imediata de 100 tratamentos e pretende adquirir outras 1 mil unidades por meio da linha de crédito do Fundo Estratégico da Opas, ampliando o estoque nacional.

Precaução do Ministério da Saúde

Padilha destacou que as medidas são preventivas. “Nos últimos anos, tivemos menos de 20 casos anuais, mas observamos aumento em São Paulo. Por precaução, estamos reforçando o estoque de antídotos”, afirmou.

Casos suspeitos e óbitos

Até a tarde de quinta-feira (2), 48 casos suspeitos de intoxicação por metanol foram registrados no Brasil, sendo 11 confirmados laboratorialmente pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs).

O Ministério da Saúde confirmou uma morte em São Paulo, enquanto outros sete óbitos estão em investigação: dois em Pernambuco e cinco em São Paulo.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop