
Com foco na melhoria do atendimento de saúde e no combate às endemias, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou, nesta segunda-feira (30), um total de 46 veículos para reforçar a estrutura de saúde pública em 40 municípios do interior e na Capital. A ação, realizada por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), incluiu 30 caminhonetes destinadas às ações de vigilância em saúde e 16 ambulâncias que irão compor ou renovar as frotas de transporte sanitário.

A entrega aconteceu em Campo Grande e representa mais uma etapa do plano do governo estadual que prevê a destinação total de 114 veículos a todos os 79 municípios sul-mato-grossenses. As chaves dos automóveis foram entregues de forma simbólica aos prefeitos e secretários de saúde, que também assinaram os termos de recebimento e já deixaram o evento com os Certificados de Registro de Veículo (CRVs) emitidos em nome das prefeituras.
Durante a cerimônia, o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, destacou que a entrega faz parte de um plano abrangente para contemplar todas as cidades com veículos adaptados às suas necessidades. “Esta é uma entrega parcial das unidades adquiridas. A logística foi organizada de forma que todos os municípios recebam tanto uma ambulância quanto uma caminhonete. Aqueles que hoje levam uma, em breve receberão a outra. A determinação do governador Eduardo Riedel é de contemplar 100% dos municípios com veículos que atendam suas demandas reais”, disse Corrêa.

O secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, reforçou o compromisso do governo com a universalização do suporte. “Hoje é um ato de entrega, de distribuição desses equipamentos que vão ajudar os municípios do Mato Grosso do Sul. E se faltar algum município que não recebeu após as etapas finais de entrega, o Governo do Estado vai comprar e entregar”, completou.
Combate às endemias e vigilância mais eficaz - A entrega dos veículos, sobretudo das caminhonetes, tem como objetivo intensificar o trabalho das equipes de vigilância ambiental em áreas de difícil acesso. A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, ressaltou que os veículos são fundamentais para combater doenças como dengue, chikungunya e zika.
“Com essas 30 caminhonetes entregues às vigilâncias em saúde municipais, será possível intensificar o trabalho de controle e prevenção de doenças como dengue, chikungunya e zika. São ações que exigem estrutura, equipes capacitadas e deslocamento ágil. Estamos felizes em garantir essa entrega para melhorar a qualidade de vida nos municípios”, afirmou.
O coordenador de Vetores da SES, Mauro Lúcio Rosário, reforçou o impacto prático da medida. “Estamos enfrentando não só dengue, zika e chikungunya, mas também malária e leishmaniose. Esses veículos serão usados em todas as ações de controle vetorial, tanto nas áreas urbanas quanto rurais. A entrega de hoje contempla esses municípios, mas novas remessas já estão previstas para garantir cobertura em todo o Estado”, adiantou.

Ambulâncias renovam transporte de pacientes - Além das caminhonetes, a entrega de ambulâncias também foi celebrada por prefeitos e gestores da saúde. Segundo Fábio Florença, prefeito de Miranda, os novos veículos são vitais para o atendimento de urgência. “Temos vagas zero todos os dias. Uma ambulância nova é essencial para salvar vidas. Já a caminhonete, numa região pantaneira como a nossa, ajuda no combate à dengue e outras endemias. É muito importante o governo olhar pelos municípios, principalmente nessa área que é tão delicada da Saúde”, pontuou.
O prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, enfatizou que a nova frota é um suporte indispensável para as cidades do interior. “Ambulância, para nós que estamos no interior e dependemos das macrorregiões, é vital. Esses veículos rodam dia e noite e vivem quebrando. Ter uma frota nova é oferecer mais qualidade na saúde à população”, declarou.
Na Capital, os veículos também serão utilizados para transferências hospitalares e exames. A diretora-presidente da Fundação Serviços de Saúde de MS (Funsau), Marielle Alves Corrêa Esgalha, explicou que a renovação da frota tem sido contínua. “Faremos a substituição dos veículos antigos e elas irão atender nossos pacientes principalmente nas transferências hospitalares e nas transferências para a realização de exames”, explicou. O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), administrado pela Funsau, já havia recebido duas caminhonetes em fevereiro deste ano.

Deslocamento rural e desafios locais - Nos relatos dos gestores municipais, ficou clara a importância de veículos adequados para atender populações que vivem em áreas afastadas. A secretária de Saúde de Maracaju, Chirley Oliveira Rocha, mencionou o cenário local. “Estamos enfrentando uma crise de chikungunya e dengue. Esse veículo veio em excelente hora para fortalecer as ações de campo. Vai nos ajudar muito”, comentou.
Em Itaquiraí, onde grande parte da população vive na zona rural, o secretário Sérgio Aparecido Pupo comemorou a substituição de veículos defasados. “Já recebi uma ambulância na primeira remessa e agora vim buscar uma caminhonete. Temos 68% da população morando na zona rural. A caminhonete vai ajudar demais no trabalho da equipe de endemias, principalmente porque substitui veículos antigos. Temos uma Toyota daquelas bem antigas, quando eu nasci ela já estava lá. Esse reforço só vem a somar”, contou.

Municípios contemplados - Na atual etapa, 30 municípios receberam caminhonetes: Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas e Sidrolândia.
As ambulâncias foram destinadas para Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Camapuã, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Inocência, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Paranhos, Selvíria e Três Lagoas. Duas unidades foram incorporadas à frota do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), em Campo Grande.
Perspectiva de novas entregas - O secretário estadual de Saúde garantiu que as entregas continuarão em fases. A meta é que cada um dos 79 municípios receba tanto uma ambulância quanto uma caminhonete, completando assim o ciclo de reforço à infraestrutura da saúde pública no Estado.
