3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
VACINAÇÃO

Governo de Mato Grosso do Sul lança campanha para ampliar vacinação contra a dengue

Campanha visa apoiar municípios em esforço conjunto para ampliar cobertura vacinal em todo o Estado

23 janeiro 2025 - 12h55Iury de Oliveira
Governo de MS lança programa e repassa recursos para municípios garantirem vacinação contra a dengue
Governo de MS lança programa e repassa recursos para municípios garantirem vacinação contra a dengue - (Foto: Álvaro Rezende/Secom)

Com o objetivo de prevenir casos graves de dengue e aumentar a cobertura vacinal no estado, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), deu início à campanha “MS Vacina Mais – Dengue”. A ação, que ocorrerá entre 27 de janeiro e 25 de fevereiro, terá foco em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária prioritária para a imunização com a vacina Qdenga.

Canal WhatsApp

A campanha prevê o repasse de incentivos financeiros provisórios aos municípios, com valores entre R$ 50 mil e R$ 120 mil, conforme o tamanho da população-alvo. O recurso será liberado em duas parcelas: a primeira destinada à organização das atividades e a segunda vinculada ao desempenho durante a campanha. Essa medida busca apoiar as prefeituras na intensificação da vacinação e superar a atual cobertura vacinal, que ainda está abaixo da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde.

“Estamos mobilizando esforços junto aos municípios para garantir que a vacina contra a dengue chegue à população que mais precisa. A meta de 90% é ambiciosa, mas necessária para prevenir hospitalizações e óbitos,” afirmou Frederico de Moraes, gerente de imunização da SES.

Para facilitar o acesso à vacina, as salas de vacinação funcionarão com horários ampliados e, em alguns casos, abrirão aos sábados. Além disso, estratégias como busca ativa de pessoas não vacinadas e campanhas em mídias locais serão implementadas para alcançar o maior número possível de indivíduos no público-alvo.

Cada município deverá apresentar um cronograma detalhado de suas ações à SES, adaptando as atividades à realidade local e garantindo a validação pela área técnica para liberação dos recursos.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, a vacinação é uma medida essencial no enfrentamento à dengue, somando-se ao controle do vetor, o mosquito Aedes aegypti. “A combinação de estratégias é fundamental para reduzir a incidência da doença e evitar perdas humanas e econômicas”, destacou o secretário.

A SES acompanhará de perto a campanha por meio do Boletim Epidemiológico da Dengue, que consolidará os dados sobre a cobertura vacinal e os resultados das ações realizadas nos municípios. A expectativa é que o programa não apenas amplie a imunização, mas também reduza os casos graves e hospitalizações causados pela doença.

A vacina Qdenga, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é recomendada para crianças e adolescentes previamente infectados por algum sorotipo do vírus da dengue. A imunização é um dos pilares no combate à doença, especialmente em estados como Mato Grosso do Sul, onde os índices de transmissão são elevados.

Ao final da campanha, espera-se que o esforço conjunto entre governo e municípios traga avanços significativos na proteção da população, contribuindo para um impacto duradouro no controle da dengue no estado.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop