BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
SAÚDE

Governo quer ampliar em 40% atendimentos nos hospitais universitários até 2026

Presidente da EBSERH, Arthur Chioro, anunciou previsão de 13 novas unidades e destacou importância do apoio ao SUS

15 setembro 2025 - 22h00Agência Brasil
O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Arthur Chioro.
O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Arthur Chioro. - (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Terça da Carne

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Arthur Chioro, afirmou nesta segunda-feira (15) que o governo federal pretende ampliar em 40% o número de atendimentos nos hospitais universitários até 2026. Segundo ele, está prevista a entrega de 13 novas unidades nesse período.

Canal WhatsApp

Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, Chioro destacou a relevância dos hospitais universitários para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Em muitos lugares do país, é só nesses hospitais que encontramos determinados especialistas e procedimentos”, disse.

No último sábado (13), foi realizado o segundo mutirão da rede EBSERH, que reuniu 45 hospitais em 24 estados e no Distrito Federal, com a participação de cerca de 5 mil profissionais. Foram realizados 34 mil atendimentos, quase três vezes mais que na primeira edição, em julho. As prioridades variaram de acordo com a demanda de cada região, incluindo cirurgias oftalmológicas, ortopédicas e oncológicas.

A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, desenvolvido em parceria pelos ministérios da Educação e da Saúde. A EBSERH é responsável pela gestão dos hospitais universitários federais.

Um novo mutirão está previsto para 13 de dezembro. A população poderá buscar atendimento por meio das unidades básicas de saúde, que encaminharão os pacientes aos hospitais universitários. Também serão atendidos pacientes já em acompanhamento que não foram contemplados nas edições anteriores.

No dia da ação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Hospital Universitário de Brasília (HUB), ligado à UnB. Ele ressaltou a importância do SUS, especialmente durante a pandemia de covid-19, e afirmou que “não existe esquerda ou direita quando se fala em saúde da população”.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop