
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande intensificam nesta terça-feira (8) as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O trabalho será realizado em oito bairros da capital sul-mato-grossense com a aplicação do inseticida conhecido como fumacê.

O serviço será executado das 16h às 22h com a técnica de borrifação UBV (ultra baixo volume). A aplicação ocorrerá nos bairros Caiobá, São Conrado, Jardim Tijuca, Tarumã, Aero Rancho, Jardim Centenário, Jardim Los Angeles e Jardim Centro Oeste.
Segundo a Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), o objetivo é eliminar mosquitos adultos, principalmente as fêmeas, responsáveis pela transmissão das doenças. O sucesso da ação depende também da colaboração dos moradores, que devem manter portas e janelas abertas durante a passagem do veículo.
A aplicação do veneno pode ser adiada ou cancelada em caso de chuva, ventos fortes ou neblina, fatores que comprometem a dispersão adequada do inseticida.
Apesar de focar nas fêmeas do Aedes aegypti, o veneno também pode atingir outras espécies de mosquitos. Por isso, os agentes são treinados para aplicar o produto de forma criteriosa, minimizando impactos no ambiente e maximizando a eficácia da ação.
Confira os pontos de partida das equipes nos bairros onde haverá aplicação do inseticida:
Caiobá: Rua Jeromyta Maria de Souza com Rua Cachoeira do Campo
São Conrado: Rua Ouro Preto com Rua Planaltina
Jardim Tijuca: Rua Paraguaçu com Rua Rio da Prata
Tarumã: Rua Taiama com Rua Fanorte
Aero Rancho: Rua Alagoinhas com Rua Galeão
Jardim Centenário: Rua Granada com Rua Moçambique
Jardim Los Angeles: Rua Afonso Celso com Rua Francisco Espinosa
Jardim Centro Oeste: Rua Araraquara com Rua dos Timbós
